Casamento Forçado

Hoje, vemos casamentos celebrados com muita pompa, entre as celebridades, com juras de amor eterno, e logo tudo se acaba. Casamento duradouro já não existe mais. Enquanto isso, lá pras bandas do meu sertão, vi casamentos “na marra”, aqueles que os pais obrigam os namorados a casarem, sob a alegação de que houve “bolinação”, e ainda perduram. O caso mais interessante ocorreu com um rapaz que tinha fama de valentão, achando que podia “bolinar” as moças sem que seus pais o obrigasse a casar, pelo temor de sua reação. Entretanto, como dizem que “na porta de um doido, só um doido e meio”, daquela vez ele um encontrou um pai valentão e meio. Alegando que sua filha ficaria “falada” se não casasse com aquele que a bolinou, mandou chamar a família do rapaz para o acerto de contas. Logo de início, o rapaz, todo petulante, foi logo dizendo: “não tenho obrigação de casar porque a moça é maior de idade”. E o pai da moça já foi logo interrompendo aquele atrevimento do rapaz: “filha minha poder ter setenta anos, se for solteira é de menor; ou casa ou entre nesse”. E foi-lhe apontando o revólver já engatilhado. E o moço, diante da reação do “futuro sogro” e do olhar de sua família, não teve conversa: “caso sim senhor”.

Pelo que eu sei, até hoje o casal vive muito bem, constituiu uma bela família e mora numa capital nordestina. Deixou aquele sertão que o fez “casar na marra”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/03/2013
Código do texto: T4184321
Classificação de conteúdo: seguro