Sucesso & Glória 

 

No interior de um edifício, no saguão, onde aguardávamos o início de uma palestra, pessoas conversavam entre si... 

Não as conhecia, apenas sabia que a maioria delas, participaria da mesma preleção; as demais, certamente, buscavam um outro evento...

 

Prestava atenção em dois rapazes, que entusiasticamente, dialogavam... O assunto era: " O caminho para o sucesso!”

 

Um senhor, sentado ao lado, também observava com tento, as suas colocações... De repente, educadamente, ele os interrompe, e com moderação, começa a lhes falar:

 

- Meus caros jovens, todos correm atrás do iminente sucesso, que apesar de salutar, quando merecido, pois estimula a personalidade e aquece o coração, pode ser efêmero, pois chega ao seu termo, logo que cessa a circunstância...

 

- O sucesso, justo ou não, embriaga e nos faz dependente... É perturbador e ilusório, não sobrevive ao tempo, pois costuma ser uma submissão ao presente. E aqueles que se habituam a esses aplausos, escorados na fugaz cumplicidade alheia, farão depois vir à memória, indigentes, os momentos venturosos e passarão a viver em constante nostalgia...

 

- Contudo, devemos sim, sempre ir à busca do sucesso, e ao alcançá-lo, não nos deixar contagiar com a sua exuberância, mas, adquirir com ele, conhecimentos e habilidades necessárias para atingirmos a plenitude!...

 

- E mais ainda, quando estivermos expressando nossos talentos, termos em mente, que podemos e devemos, através deles, servir a humanidade. Então, alcançaremos a glória!...

 

- Busquem esta glória! Ela tem seu olhar posto em um ideal, num futuro!... Não cede às tentações do imediatismo... Processa-se com vagar, mas se consolida.  Por menos sedutora que possa parecer a alguns, ela alenta nossa alma! Às vezes póstuma, engrandece aqueles que serviram a um objetivo de sua mais elevada aspiração!...

 

A porta se abriu e fomos convidados para adentrar ao recinto, onde aconteceria o evento, deixando de parte toda aquela valiosíssima intervenção!... O palestrante, também foi bastante feliz ao discursar sobre um outro atraente tema.

 

Entretanto, naquele dia, o que mais me impressionou foi a breve e grave explanação daquele senhor, de aparência tão comum, que revelou grande conhecimento.

 

©Daura Brasil 
São Paulo - 2007


Imagem: Wings as Eagles by Bryan Denver