O ciúme.

O ciúme tem sido a destruição de muitos casamentos, de muitas famílias. Dos mais terríveis crimes passionais. O ciúme masculino é muito mais violento do ciúme feminino . O homem na condição de machista acha que tudo pode, a mulher não. Ainda bem que a mulher está saindo desta escravidão. Para os machistas de ciúme agressivo, a Lei Maria da Penha está aí para enquadra-los. Muitas dessas guerreiras mulheres estão saindo desta submissão machista com a força da lei sem usar da violência.

Sobre o ciúme feminino existe causos pitorescos, por exemplo, contam-se que no tempo da saudosa Guarda Civil de BH, havia uma linguagem específica e irônica entre os guardas, dentre os muitos bordões, usava o termo “aurora” para o policiamento durante a madrugada. Um guarda ao terminar seu turno, fora preciso por necessidades extras dobrar o serviço justamente de madrugada. A esposa do dito guarda, não suportando a ausência do marido telefona para o plantão pedindo informações sobre o esposo. O plantonista disse que ele estava na “aurora”. Em poucas horas a mulher aprontava a maior baixaria na porta da sede, queria saber o endereço da tal Aurora. Essa era uma ciumenta compulsiva.

Fiz esse preâmbulo para uma piada de um marido ciumento compulsivo. Era casado com uma linda mulher. No seu ciúme doentio submeteu a esposa a um interrogatório inconsequente depois que ela voltara do consultório médico

Marido—O que você achou do médico?

Esposa--Um dedicado profissional e ético!

Marido--Sem essa, que ético que nada, vem você falar em ética neste país, conta outra que o boi vai dormir tranquilo

Esposa--Chega de grilo cara!...

Marido--Qual foi o diagnóstico?

Esposa--Disse que minha saúde está muito boa.

Marido--Viu! Peguei ele no pulo, esse “boa” tem sentido duplo, o que esse médico queria, era te chamar de gostosa. Filho da P...!

Esposa---Parece que você está procurando chifre na cabeça de cavalo!

Marido---Estou preocupado é com chifre na minha cabeça. Esse médico te cantava indiretamente, aposto que ficou de olho no peitão! No pernão!... O que ele disse do Bundão?

Esposa--- De você meu bem, ele não disse nada!...

Para justificar essa piada cito dois pensamentos. “ A comédia é a linguagem da alma”.

Cervantes.

“ O humor é a quebra da lógica”.

Henri Bergson

Lair Estanislau Alves.