Don Quixote de La Mancha

Meu caro e estimado Don Quixote, não sei se és sábio ou desvairado, poeta ou pacóvio.

Só sei que és meu amigo, quando o conheci sabia que serias meu melhor e mais auspicioso amigo.

Oh!Estimado cavaleiro cuja poesia se faz presente, lutas pelos oprimidos, amas os pobres, estimado és, arquétipo de um Herói.

As donzelas por ti suspiram, os mancebos em ti buscam a inspiração, Grande homem é caro amigo.

Às vezes penso que todos estão loucos menos vossa mercê intrépido guerreiro, com sua espada e seu fiel cavalo o mundo desbravas.

Andas pelo mundo praticando a justiça, oh!Se todos os homens fossem iguais a vossa Mercê, o mundo deveras seria bem melhor.

Tu que não toleras a injustiça, que amas sem preço, meu grande amigo em ti inspiro-me.

Lutastes contra gigantes e os vencestes por amor a bela e estimada Dulcinéia tu ás de fazer qualquer sacrifício, não está preocupado com o dispêndio que a lida o trará.

És bravo, deveras tem horas que és o mais parco dos homens, aguenta o vitupério como coisa vã, exíguo se fizeste por amor, somente por ele viveste.

Por onde eu for sempre mencionarei vosso nome caro amigo, ainda que todos digam que os ditos gigantes não passam de diminutos moinhos de vento eu sempre direi que na realidade eram terríveis e intrépidos gigantes.

Dedico esses versos a meu grande e estimado amigo Don Quixote de La Mancha.

Por Leandro Yossef.