A, E, I, O, U

Um instituto da UERJ aí fez uma pesquisa e descobriu que 1 em cada 5 brasileiros de 18 a 25 anos nem estuda nem trabalha. É a “geração nem nem”.

Agora vá lá e procura o índice de 1 em cada QUANTOS brasileiros de 15 a 25 está na escola técnica ou instituto ou universidade federais. Vai procurar saber. O dado é estarrecedor: até 2010 tínhamos 302,3 mil na rede de ensino Universitária Federal. Faz aí o Cálculo proporcional. Isso porque não são apenas jovens. Mas estudantes em geral. Mesmo assim, vamos fazer a análise na mais otimista das hipóteses... Nas escolas técnicas então, cerca de pouco mais de 600.000 alunos. O que não chega nem a 1.000.000 se somarmos os universitários com estudantes das escolas e institutos técnicos federais. Bom, e como a população nessa faixa etária no Brasil representa cerca de 20%, de 15 a 25 anos isso quer dizer que, arredondando, temos cerca de 50 milhões de jovens nessa faixa em todo o Brasil. Desses 50 milhões, 10 milhões nem estuda nem trabalha, 1/5 dos jovens. Enquanto cerca de 1 milhão de ESTUDANTES, não necessariamente só de jovens de 15 a 25 anos (arredondando na melhor das hipóteses, pois não é nem esse o dado certo) estão estudando em escolas técnicas ou universidades federais. Ou seja, da população de 15 a 25 anos, 20% dela nem estuda nem trabalha, enquanto só cerca de 2 a 2,5% estão estudando em instituições federais de ensino. Olhe só quanta discrepância! Isso incluindo cotista e o escambal!

Agora como é que esse governo tem a cara de pau de dizer que as escolas e as universidades federais são caminhos para mudar a desigualdade, ao nível educacional (essa que é aberração mesmo) e a inclusão social de um país como um todo de mais de 190 milhões de habitantes. Tudo escrotice e manipulação, já que a grande massa do povo – pobre, rico ou classe média - ainda cai nessa, pois ao invés de está lendo Dostoievski ou pesquisando História do Brasil, ou estudando matemática, está lá assistindo a TV Globo.

Agora me diga, como é que vocês querer que levemos a educação brasileira a sério !? Fazer uma escola técnica aqui e outra acolá, nada vai mudar na estrutura educacional e de inclusão. NÃO MESMO! Mas eles mentem, maquiam dados, jogam isso na “mídia golpista” e manipula a nação. Aí eu digo que manipula e vocês dizem que não! Claro que sim! Se digo que essas escolas técnicas e universidades não servem como parâmetro nenhum pra serem usadas como instituições de inclusão social ou melhoria do nível educacional, sou apedrejado, pois a mídia de massa mostra o contrário. E, no entanto é assim mesmo. Ora, o país que é 5º economia mundial viver amargando os piores lugares em índices educacionais, e as pessoas virem usar IFRN’S como artifício do governo federal para mudança da estrutura educacional e de inclusão social do país é uma aberração, alienação e total desconhecimento da estrutura social!

Ora, tem quem diga até que as cotas melhoram a educação e a inclusão social. Vai entender!

Vou repetir: de cada 5 brasileiros 1, de 18 a 25 anos, nem estuda nem trabalha. Esse dado aqui derruba qualquer dado que o governo federal use pra dizer que melhorou ou inclui jovens no ensino ou mercado de trabalho, através de qualquer instituição de ensino ou de trabalho! Morô?