Como Fazer uma Poesia

Pensando em como fazer uma nova poesia? Pois, bem, reserve logo aí um tijolo! É, tijolo, mesmo, eu não falei bloco, falei tijolo. Reservou? Ok!

Vamos agora falar dos outros ingredientes:

Uma xícara de soluços de uma moça virgem apaixonada;

Metade do que você pensa (ou pensava) acerca da possibilidade de se "tomar o mundo feito Coca-Cola";

Um dicionário em esperanto;

Um binóculo;

Um orador mudo;

Uma garrafa de rum;

Uma ilha deserta;

Um filho pródigo;

Um litro de azeite de oliva (acidez 0,5);

A moça vírgem... na falta, serve apenas a moça!;

Uma vitrola (tocador de CD) com Caetano Veloso cantando "Dans Mon Île";

Modo de preparar:

Você leva tudo e todos para a ilha, oferece a xícara de soluços à moça virgem e apaixonada, vai tomando lentamente a garrafa de rum, pede para que ela se deite ali mesmo na areia, e que o filho pródigo vá derramando (também lentamente) sobre o seu corpo todo o azeite, tudo isso ao som do Caetano Veloso. Decorrido algum tempo, aquela metade do que você pensa (ou pensava) acerca da possibilidade de "tomar o mundo feito Coca-Cola" irá aumentado, misturando-se com os efeitos produzidos pela ingestão do rum em jejum, até se tornar plena, quando então, você ordenará: Vá, orador mudo, você e o filho pródigo, levem o dicionário em esperanto embora daqui, traduzam a minha história para o mundo! Você estará ansioso - isso será compreensível - torna-se fatal uma moça virgem e apaixonada soluçando, lambuzada de azeite de oliva. "Se achando", você naturalmente deverá pegar o binóculo, tendo o cuidado apenas de inverter a posição das lentes, e dizer para ela, mô, olha aqui, como o mundo lá fora é pequeno para nós dois... Ela realmente olhará (sem parar de soluçar) e perceberá que você realmente é o cara, que lá longe no Continente tudo é bem menor do que o clima que irá rolar a partir desse instante entre vocês. Mais: isso é muito importante: em se tratando de clima, você que não é bobo, coisa nenhuma, não arranjou aí uma daquelas ilhas do Oceano Pacífico, infestadas de terremotos, vulcões ou tsunamis, não é mesmo?! pois, é, sob um sol de ilha tropical um pouco abaixo ou um pouco acima da Linha do Equador, essa poesia brotará dos seus poros, essa receita já foi testada.

Ah, o tijolo? Bem, depois de algum tempo, quando pintar a DR, você fala assim, mô, se acalma,já temos o primeiro tijolo para a nossa casinha, e mostra-lhe o dito cujo, só não deixa ela pegar, porque tijolo é tijolo.

Masé Quadros
Enviado por Masé Quadros em 14/03/2013
Código do texto: T4187288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.