Revelando o espírito que reinou dentro do conclave poucos escrutínios bastaram para se chegar a um consenso e eleger o Papa Francisco. Pode-se até pensar que o apreço que o colégio apostólico soube reconhecer em Bento XVI foi homenageado no eleito. 
     A longa história da Igreja Católica marcada pelas experiências mais diversificadas, traz com o Papa Francisco o espontâneo respeito pelo passado, aliado à atenção pelo presente, com o necessário cuidado de não se deixar arrastar pelo novidadismo tão em voga.
     Uma coisa é o mundo com sua História.. Outra coisa é a Igreja com a História da Salvação. Ambos convivem, mas não são a mesma coisa. Francisco tem algo a dizer ao mundo em nome de Deus. O mundo dentro da sua liberdade,  pode aceitar ou rejeitar a proposta da Igreja. Mas não tem o direito de adulterar essa proposta. É como um negócio: pegar ou largar. Mas não adulterar.
     São considerações que faço logicamente levando em consideração o território da fé. E é com os olhos da fé que recebo e acolho o Papa Francisco, assim como busco compreender os fatos pelos quais estamos passando com o rumoroso Vatileaks. O ocaso do Papa emérito Bento XVI  e o surgimento do Papa Francisco só mesmo com os olhos da fé para contemplar os fatos. A fé assemelha-se aos olhos de Deus, emprestados a nós por Ele, e isso é uma dádiva. 
     Sinto-me feliz com o Papa que tivemos. Sinto-me feliz com o Papa que recebemos. Foi com real emoção que vi na televisão aquela figura de 76 anos de idade, os olhos serenos, o rosto quase cansado, erguendo as mãos num gesto de benção sorridente, para agradecer a multidão que o recebia com aplauso. 
     Aquelas palmas dizem-me de um amor guardado em cada coração. Palmas prontas para explodir, não importando qual fosse o Cardeal que surgisse na sacada da Basílica de São Pedro no Vaticano. 
     E explodiram de amor, em homenagem ao nosso Papa Francisco. O homem generoso, que colocou ao nosso dispor os últimos anos de sua vida.
Benedicite!
A Cristo, que  era, que é e que há de vir,
Senhor do tempo e da história.
Louvor e glória pelos s[éculos dos séculos.
Amém.