O Papa


O mundo católico esperava com muita expectativa a escolha do novo líder da igreja e ela aconteceu no segundo dia de conclave.
Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, argentino, filhos de italianos, foi escolhido como o primeiro Papa latino-americano e o primeiro da ordem jesuíta.
Papa Francisco, é um atuante da igreja católica e que tem uma grande simpatia da juventude.
Até pouco tempo atrás andava de trem e de ônibus em Buenos Aires e hoje no primeiro passeio oficial, preferiu usar um carro comum dispensando o veiculo papal.
De um modo geral, Papa Francisco terá a difícil missão de voltar a aproximar a Igreja Católica e seus fieis, falando de maneira “chula”, terá que transformar a igreja em algo mais atrativo sem perder os alicerces da tradição.
Na America do Sul, de onde vem o Papa a porcentagem de católicos é de 28,34%. No Brasil essa porcentagem sobe para 64,6%, no entanto entre os que se declaram católicos e os que estão efetivamente participando da vida da Igreja existe uma grande discrepância, então esta nas mãos do novo Papa a busca destes “católicos perdidos.”
As posições do novo Papa são firmes. Na sua primeira missa ele falou algo muito importante para ser refletido pela igreja de um modo geral: "Se não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor".
Se a igreja perde a função de evangelizar e torna-se apenas um aparato para a caridade, ela perde o seu sentido e a sua principal proposta. A função da igreja é evangelizar.
O sucessor de Bento XVI também disse que, quando os fiéis "caminham sem a Cruz, edificam sem a Cruz e professam sem a Cruz", "não somos discípulos do Senhor".
"Podemos ser leigos, podemos ser bispos, sacerdotes, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor".
Afirmações estas que reforçam as idéias de evangelizações, de busca pelos fieis e de aproximação da igreja para com as suas ovelhas.
Como se diz, um homem é definido pelas opiniões que tem diante dos questionamentos, e algumas posições do agora Papa Francisco ressaltam seu posicionamento perante algumas questões relevantes para o dia de hoje.
Casamento gay: “Não sejamos ingênuos, não se trata de uma simples luta política. É uma pretensão destrutiva ao plano de Deus. Não se trata de um mero projeto legislativo, é apenas o sinal de uma mentira que pretende confundir e enganar aos filhos de Deus"
- durante carta de repúdio enviada aos monastérios de Buenos Aires.
Aborto: “O aborto nunca é uma solução. Ao falar de uma mãe grávida, falamos de duas vidas, e ambas devem ser preservadas e respeitadas, pois a vida é de um valor absoluto"
- em documento entregue à Conferência Episcopal Argentina.
Capitalismo/Dinheiro: “Pouco a pouco nos acostumamos a ouvir e a ver, através dos meios de comunicação, a crônica negra da sociedade contemporânea... O império do dinheiro, com seus efeitos demoníacos como as drogas, a corrupção, o tráfico de pessoas (incluindo de crianças), junto com a miséria material e moral são frequentes"
- Discurso feito durante a quaresma em Buenos Aires.
De um modo geral creio que a Igreja estará alicerçada em um grande líder, mas ele precisará ser o mesmo homem atuante que foi durante toda a vida, mostrando seu repúdio e combatendo questões que mancham o nome da igreja como os casos de pedofilia e até de corrupção que a igreja vem empurrando com a barriga há bastante tempo.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 14/03/2013
Código do texto: T4188536
Classificação de conteúdo: seguro