Fòrmula Mágica para fazer de seus filhos bons leitores...

*****


COM  A LICENÇA POÉTICA , QUERIDO E PREDILETO, VINÍCIUS DE MORAES..
 



*
"LIVROS?
 
POR QUE OS LER? 
 
MAS SE NÃO OS LERMOS 
 
COMO SABÊ-LOS?

QUE DE CONSULTA

QUANTO SILÊNCIO

MISÉRIA E SUBMISSÃO...

 
(Adriana Luz)
 

*
*


Pois bem, papai, mamãe, titio, vovó ou quem quer que seja a pessoa responsável pela educação da criança.

Eis a fórmula MÁGICA!!

Tcharam!!!

“Não há alternativa!!!! Ou se ensina desde a mais tenra (mínima) idade (e, de preferência, com exemplo), ou você se faz de "poste" ou "árvore" em apresentação teatral... Enfim, finge-se de morto.”

- É isso a fórmula?
- É... simples assim!
- E como se incentiva?
- Cada um tem o seu jeito... Mas posso dizer de minhas experiências...

Comprando livrinhos (de pano, de plástico, de papel... sei lá)... E lendo com e para os filhos. (na hora de dormir, na hora do banho, no parque, na sala, seja onde for...)...


Livros são como brinquedos. A criança não pode ver isso como obrigação. Tem de ser algo natural, como comer sobremesa, brincar de bola, carrinho, boneca, bicicleta...

E se ela perceber que seu pai ou sua mãe almoça, come a sobremesa, brinca de carrinho, de boneca ou bicicleta ao lado dela, obviamente isso será muito mais prazeroso...

E foi o que fiz a vida toda com meus filhos (e faço ainda com a caçula)...

Ler perto, ao lado, diante... Antes de dormir... nos finais de semana, nas horas vagas... Comentar sobre livros, comprar exemplares e deixar espalhados pela casa... Fazer caras e bocas diante de uma cena inusitada de uma história!

Comprar o brinquedo que ela pediu de aniversário, Natal ou Dia das crianças, mas junto sempre colocar um livro bem legal... e não cobrar a leitura... apenas apresentar...

Coisas simples, mas que têm resultados...

Por acaso algum pai ou mãe obriga uma criança a brincar de boneca ou carrinho, bola?

Não, né?

Normalmente, a criança aprende a gostar porque alguém (pai/mãe/avó/ tio/ tia/ babá...) pára e brinca junto com ela, ou porque apenas apresenta e a deixa viver o momento com seus amiguinhos...

E alguns simplesmente ficam admirando, depois perguntam sobre o time, sobre os nomes das bonecas, sobre as marcas dos carrinhos... enfim... cada um tem seu estilo...

Com o livro é a mesma coisa... Perguntar sobre as imagens... sobre do que se trata... Ou comentar que na história “Xis” existe um “negócio de doido” que somente os “caras” irão entender... (sutilezas, caríssimos, sutilezas de educadores... verdadeiros papéis de pai/ mãe...)

Aqui em casa, livro é diversão... E sempre foi, desde a era jurássica... quando ainda estávamos no pensamento de nossos ancestrais... (e desta mesma maneira agi com meus filhos em relação a músicas, filmes , teatro e programas de TV...)

****
(Será que aqui preciso pedir atestado de quem conhece meus filhos e a mim mesma? Bom... fica na minha palavra. Se o caro leitor acreditar, bem.... e faça o teste com seus próprios filhos. Se não acreditar, esqueça o que está lendo).

***
E em relação aos milhares de adolescentes, crianças que não gostam de ler... sinto muito, muitíssimo mesmo! Quando algum aluno fala isso pra mim, chega a doer...

Mas repito, se os responsáveis por sua educação não tomaram uma posição, se não foram exemplos com todos, aí realmente, a coisa fica difícil...

E depois, não venham colocar a culpa no professor, na escola, na babá, no governo, no papa...

Sou mãe de três filhos (é... 3!!!!...)... (pausa para respiração)

Como disse uma amiga: só um louco, na atualidade, tem filho. E, se quiser ter, no máximo, deve ter UM... DOIS já é caso de polícia. TRÊS é caso de internamento num manicômio para todo o sempre...

_ Chuif ... Faço o que agora? Páro de respirar ou continuo com orgulho da minha vida de mãe de três filhos?

Óbvio que sigo com a segunda opção!
Minhas amigas (algumas ), são cruéis!!! (invejosas? Hahaha!)
E eu admito. Tenho três filhos. Mas TODOS OS TRÊS (EM CAPS LOCK) são apaixonados por livros. Porque foram incentivados, primeiramente em casa e depois nas escolas...

Cada um na sua atividade e no seu gostar. Mas gostam. E aqui vem a mãe orgulhosa. E também a professora/leitora/escritora.

E meu segredo aos céticos: querem fazer de seus filhos bons leitores/escritores?
Pois bem, repito: eis a fórmula!!! Façam isso desde cedo. Não há alternativa. Ou se ensina desde a mais tenra (mínima) idade (e, de preferência, com exemplo), ou se faz de "poste" /"árvore" em apresentação teatral...

Enfim, finge-se de morto. E depois não adianta colocar a culpa no professor, na escola, na babá, no governo, no papa...
É mais fácil culpar os outros pela falta de vontade de seu filho em ler um livro. Eu sei disso.
Mas essa não é minha linha.

Eu prefiro assumir minha culpa! Minha máxima culpa!
Por isso tenho uma filha jornalista, um estudante de medicina (já pós adolescentes) e uma “atriz/cantora/compositora, criadora e ouvinte de historinhas e de sonhos, apaixonada por livrinhos” (e a pessoa tem apenas 3 anos) ... Ah! E que não dorme sem que alguém leia ou lhe conte alguma história.

Enfim...

Pedir para meus filhos lerem livros não é castigo. É indicação, troca, prazer, entretenimento e, acredite se quiser, um presente!

Pois é... É isso.

(Espero que este texto não pareça pedante. A intenção é apenas dizer: exemplo ensina mais do que qualquer ordem ou cobrança...)


(Adriana Luz)