ONDE ESTÁ A POBREZA DE PORTUGAL

CRÓNICA SÔBRE UMA VISÃO REALÍSTA DE PORTUGAL

Portugal não é um país pobre como muitos querem fazer querer. Geograficamente, Portugal é um país de muitos recursos. A sua pobreza é humana e tem a ver com a mentalidade do povo que se convenceu que o seu país não tem viabilidade económica.

Outros países europeus, de menor dimensão que Portugal, são prósperos. Têm estabilidade institucional, política e económica e são organizados. É o caso dos países nórdicos, o Luxemburgo, a Holanda, a Bélgica e a Suíça. Portugal não é uma Nação pequena na Europa; é um país de média dimensão. Tem uma geografia homogénea e multifacetada com solo rico e subsolo virgem, por desbravar. É o país europeu com a maior costa marítima, ainda por explorar, apesar duma plataforma atlântica vasta. Dispõe de condições climatéricas excepcionais, de boas praias, excelentes estâncias balneares e bastantes cursos de água.

Os seus habitantes, apesar de terem estudos e até cursos médios e superiores, são iletrados, considerados portanto incultos. A cultura favorece uma conscencialização de maior ordem, organização e empenhamento no aproveitamento dos seus recursos. Há um desinteresse absoluto da maior parte do povo que se mentalizou ser o Estado o único responsável pelo progresso do País, através das suas receitas insuficientes. Há três factores que contribuem para o empobrecimento do Estado: a justiça que não funciona, os off-shores e a economia paralela, subterrânea.

Não entrei em detalhes estatísticos porque, para além de alongar demasiado esta crónica, iria saturar o leitor, pois eu sou apologista de textos curtos e concisos. Espero, no entanto, ter dado uma imagem da realidade de Portugal, cuja crise nunca será superada se não houver uma reconversão total das políticas do Estado e dos seus súbditos que terão de colaborar activa, inteligente e profícuamente na construção duma Nação de Futuro Próspero e Credível.

Ruy Serrano
Enviado por Ruy Serrano em 15/03/2013
Reeditado em 15/03/2013
Código do texto: T4190665
Classificação de conteúdo: seguro