CABELO NOVO

Estou de cabelo novo, após duas horas e meia no salão. Corte, tintura e escova. Tudo que faz o dia de uma mulher ficar melhor. Minha irmã me liga, diz que comprou um vestido para ‘energizar’ o sábado. “Custou trezentos reais, acredita?”, me instiga querendo saber minha opinião. Digo que ela merece, trabalha muito e que venham outros vestidos de trezentos reais. A gente ri.

As mulheres estão sempre em mudança. Mudam o tempo todo, dizem os homens. E é no salão de beleza que sofremos maior influência. É interessante como somos impulsionadas a fazer diferente, mudar, reagir, tomar partido. Por conta de tantas responsabilidades em casa e no trabalho, parece que vamos perdendo a vontade de exibição. E se exibir é absolutamente necessário. Diria vital no universo feminino. Se exibir ficou pejorativo.

Outra coisa observada no salão: as mulheres falam sobre tudo, da queda da balança comercial à atuação morna de Cléo Pires na novela das oito. Mulher dá receita de empadão enquanto escova o cabelo da outra; dá dica de roteiro turístico para o filho da amiga que vai pela primeira vez ao exterior enquanto sente a dor da depilação; faz rir a desconhecida cliente da cadeira ao lado com histórias um tanto obscenas. Mulheres gostam de conversar ou, simplesmente, observar, ouvir histórias diferentes da sua.

Melhor que passar a tarde no salão é sair do salão renovada. A sensação é das melhores. Parece que todos percebem que há algo diferente na moça que exibe os cabelos esvoaçantes rua afora.

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 16/03/2013
Código do texto: T4192309
Classificação de conteúdo: seguro