Giverny

 
Pensando em visitar Giverny, busquei na internet como ir até lá por minha conta, quer dizer, saindo de Paris sem precisar de uma excursão. Achei. Pode-se pegar o trem para uma viagem de 45 minutos até Vernon e fazer o trechinho final (7 km) de ônibus, táxi ou bicicleta alugada. É claro que essa última opção já foi imediatamente descartada rs, nem consigo me imaginar pedalando pela estrada afora... O mais provável é que eu escolha o ônibus. Arranjei essas informações no blog de uma moça brasileira que vive em Paris e trabalha como guia de turistas.  Ela dá o nome da estação onde se pega o trem, diz quantos trens há por dia naquela direção, quanto custa a passagem e até explica como chegar à estação usando o metrô. Valeu a pena, pois eu já havia encontrado anúncios de passeios organizados a Giverny, mas são excursões que incluem também uma visita ao Palácio de Versalhes, tudo no mesmo dia! Isso significa que você viaja setenta e tantos quilômetros para o norte de Paris, anda nos jardins, visita o museu com os quadros de Monet, almoça e depois pega a estrada novamente em direção ao sul, onde fica Versailles. Olhando o relógio, deve sobrar pouco mais de uma hora para conhecer o Palácio, que é imenso... Haja fôlego!