UM PAPA EXEMPLAR, FRANCISCO I

Domingo, 17 de Março de 2013

UM PAPA EXEMPLAR, FRANCISCO I

Andei lendo as notícias nos jornais virtuais, envolvendo o novo papa. E confesso ter ficado um pouco admirado com o que li sobre ele e suas recentes ações no novo cargo.

Observei que as reações de Sua Santidade, Francisco I, volta-se para o aspecto da humildade. Fazendo questão de ressaltar que a igreja não deve e não pode ostentar tanta riqueza como vinha fazendo até sua ascenção à papa, nesta semana.

Hoje em dia não sigo nenhuma religão. E um dos aspectos que assim me fizeram agir, foi no sentido de ver que há muita exploração financeira em várias delas no mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, a imprensa publica com muita frequência, escândalos financeiros envolvendo pastores das diversas igrejas evangélicas. Mostrando que os mesmos são possuidores de fazendas e grandes riquezas financeiras.

Do que vivi e aprendi sobre religião, não há nenhuma compatibilidade entre ela e o dinheiro. Mesmo sabendo-se que toda igreja tem a necessidade de angariá-lo, para cobrir gastos e despesas pertinentes à própria manutenção física dela, haja vista que há consumo de água, energia e a própria instituição precisa manter suas instalações em perfeito uso para atender à frequência de seus fiéis nela, durante os cultos semanais.

Mas uma das coisas inaceitáveis que observo nesse mister, é alguém colocar-se como profissional nesse ramo. Ou seja, passar a viver diuturnamente como um religioso e tenha salário ou pró-labore proveniente dessa atividade. Religião, para mim, não é profissão.

E se formos buscar exemplo disso, nos remeteremos ao período em que Jesus esteve na Terra. Nunca nos foi mostrada nenhuma circunstância envolvendo dinheiro em suas ações e pregações. Pelo menos nunca ouvi falar disso. Mas depois disso, as ações de seus seguidores fugiram à sua essência religiosa, sendo que nos dias atuais os fiéis são quase que obrigados a contribuir com importâncias financeiras às igrejas a que estão ligados.

Como não frequento nenhuma religião, não tenho nem o que reclamar sobre isso. Mas observo que muitas pessoas têm se deixado levar por alguns religiosos espertos, a doarem seus bens para a igreja. Isso não pode.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 18/03/2013
Código do texto: T4194545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.