Encontro com o sábio

João estava deprimido e desalentado em relação à vida. No seu caminho encontrou um homem idoso, sentado em um banco da praça. Sentiu pena do velhinho e quis ajudar, ofereceu algo que tinha na mão e o senhor olhou para ele, agradeceu e sorriu. Vendo a sua tristeza o idoso ofereceu espaço para ele e aguardou em silêncio.

O rapaz começou a chorar bastante emocionado e o ancião falou:

Meu filho, nós lutamos contra a vida enquanto a morte nos espera. Fugimos da morte enquanto a vida passa e assim nos perdemos daquilo que somos para nos esconder atrás do que imaginamos que somos.

Imagino que você deva estar passando por um momento de grande dificuldade. Agradeça, a vida nos dá tudo o que precisamos para que possamos chegar ao nosso objetivo principal, a superação, por isso a maior prova de coragem que uma pessoa pode dar é enfrentar a si mesmo e reconhecer os seus erros. E, por incrível que possa parecer quem tem a maior vantagem nisso é a própria criatura, pois somente reconhecendo o erro podemos recomeçar.

Quem achar que algo na vida pode ser desperdício é só observar o “rola-bosta”. Ele carrega esterco para o seu reduto e o transforma em alimento e fonte de calor.

Teve um tempo em minha vida, que eu desisti de viver. Achei que a morte era a melhor solução para o meu caminho. Quando eu estava pronto para dar fim à minha vida, veio uma senhora e me disse algumas palavras que iluminaram a minha vida de tal forma que eu decidi continuar vivo e me superar.

Continuei o meu caminho e enfrentei as minhas dificuldades. Acabei encontrando novas possibilidades e novas portas se abriram, onde eu achava que jamais encontraria alguma coisa. E terminei por perceber que é o que pensamos que nos impede de ver as saídas a nossa frente.

Sugiro que pare um pouco. Deixe os pensamentos fluírem sem os interromper, mas não se prenda a eles, e quando sentir-se mais calmo repita calmamente as palavras que vou lhe dar. Faça delas um exercício diário e verá como com o tempo você vai ter cada vez mais força e coragem para superar as dificuldades.

Vejo que já está melhor. Aqui estão as palavras. Vá com a benção de Deus.