A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA
 
 
Atualmente não existe distância que separe às pessoas, tecnologicamente falando, podem estar fisicamente distantes, porém, bem próximas pelos meios de comunicação.
Pela Internet (chamada com vídeo, voz, caracteres etc.), temos o VOIP, o VOXER, o WhatsApp, o iMessage, Facebook, Skype, MSN, E-mail. Com a vantagem de termos tudo isso no celular. Tais sistemas enviam áudio, caracteres, imagens etc. não existe mais ninguém longe, nem que esteja do outro lado do planeta. Basta se conectar na internet e pronto. Eu vejo, falo, me comunico, faltando apenas o contato físico.
No passado às pessoas usavam o telegrama, carta, teletipo, fax e o telefone. Mas com a velocidade da tecnologia tudo ficou mais fácil. Inclusive pra fazer amigos e com muita sorte começar um namoro. Quem sabe um romance.
Quanto ao namoro, mesmo tendo toda essa tecnologia a nosso favor, mas ainda persiste o receio do outro, o medo do desconhecido. Como saber a real intenção de alguém que está milhas de você? É difícil, receio quebrado apenas se de fato a atração ou a cumplicidade forem demais.
Dia desses recebi e devolvi o convite para ter uma nova amiga no Facebook, gosto de fazer amigos, aliás, já ganhei até o apelido de “Gasparzinho”. Lembram do fantasminha camarada que dizia que só queria fazer amigos? Daí veio a gozação.
Iniciada a amizade começamos a falar sobre coisas do dia-a-dia, dos nossos gostos, daquilo que não toleramos, fiquei encantado com a inteligência e forma de ser da minha amiga etc. etc. foi tanta conversa que quando menos esperamos avançamos e muito na amizade, o futuro da amizade a Deus pertence.
O mais interessante dessa história é que em pouco tempo e pela tecnologia parece que moramos um do lado do outro, ou na mesma cidade. Acontece que ela mora em São Paulo e eu em Brasília, nada que algumas horas de carro não resolva, ou umas poucas de avião. Mas isso não tem sido obstáculo para falarmos algumas horas pela net e pelo celular, considerando que de operadora para a mesma operadora é quase de graça. A distância física não foi páreo para nos manter desconhecidos ou nunca nos falarmos, isso é fascinante.
Quantos de nós mantêm amizades com pessoas de diversos pontos do país e do mundo? Milhares, por que não dizer milhões, eu mesmo falo quase todos os dias com meu amigo na Alemanha, e com o outro que está na Austrália. Falo ainda, com meus amigos dos EUA. Não existe distância, chamou respondo, ou vice versa. O que será que ainda vão descobrir para cada vez mais nos aproximar? Espero que algo que nos faça sentir cheiro e a impressão do toque do amigo, como um aperto de mão.
Um detalhe que talvez pouca gente tenha percebido é que toda essa tecnologia estava aqui, isso mesmo, nada veio de outro planeta, o homem apenas descobriu como fazer para usá-la.
Não consigo me imaginar sem essa tecnologia, estou “viciado” nesses apetrechos, sem eles estaria ferrado nos negócios, e principalmente nas amizades, como falaria horas com minha amiga preferida? Sem eles eu estaria condenado a ter somente amigos num raio de 100 km, ou talvez até menor. Mas por enquanto, não há distância que me separe das ótimas coisas da vida, inclusive de continuar a fazer amigos que estão a milhares de Km.