INCERTEZAS DO TEMPO

INCERTEZAS DO TEMPO

19/03/13

Incerta é a noção que cada um tem do tempo, ou o próprio individuo em um determinado momento. Se estamos a esperar pelo filho que vai nascer, as 2 ou 3 horas entre a entrada de nossa mulher na sala de parto e o momento em que recebemos a notícia parece uma eternidade além de planejarmos o nosso futuro e todo o futuro do ser que acabava de aportar neste mundinho, ainda temos tempo de pensar em toda nossa vida antes e pós casamento e contar quantas pastilhas existem no chão do corredor entre a sala de espera e a sala de parto e destas quantas são brancas, quantas pretas, quantas têm manchas ou defeitos e quantas estão por milímetros desalinhadas. De outras vezes nosso time de coração está perdendo de 1 a 0 e o empate nos daria o campeonato, os 15 minutos que faltam para o jogo terminar passaram em apenas 3, isso é coisa de ficção parece que logo naquele jogo o cronometro do juiz entrou numa dobra do tempo. Outra ocasião em que o tempo passa extremamente rápido é quando estamos em uma fila num caixa de banco e a nossa frente tem uma morena ( pode ser loura) escultural que já foi convidada insistentemente para ser atendida pelo gerente e recusou e mesmo assim a deslumbrante visão é “finita” num piscar de olhos.

Hoje eu entendo que o tempo é algo manipulável e quando eu quero que ele demore a passar fico a imaginar que meu time está ganhando o jogo aos 44 minutos do 2º tempo e que o adversário não para de atacar, ou então que estou participando de uma reunião em que o palestrante fala até babar e sempre em um mesmo tom sobre as bolinhas pretas da asa da joaninha e eu sei que na televisão passa um programa imperdível. Já ao contrário se eu quero que ele passe rapidamente, inverto as situações anteriores, ou seja: meu time está perdendo, estou vendo um programa imperdível sobre as bolinhas pretas da asa da joaninha.

Na verdade o que quero dizer é que o tempo não existe, nós é que o criamos a cada milésimo de segundo e o fazemos de acordo com a nossa conveniência ou convivência.

Dê um tempo para o tempo e pense que tempo que o tempo tem. Lembra-se

Geraldo Cerqueira