SALVE JORGE, E NOSSA LINGUA PORTUGUESA!

Se ainda me lembro bem, a familia real portuguesa viveu, no Rio de Janeiro. Se no começo de nossa história, o Rio de Janeiro que é uma das cidades mais velhas, fora habitada por Portugueses, não deveria ter os cariocas sotaque português? Ou pelo menos bem próximo a isso? No entanto o que ouço dos cariocas, é um sotaque totalmente estranho e onde não existe a letra "S". Silvio Santos e Silas Malafaia que são cariocas, falam: Mil com "mar" mil, "dor" mil. Ao passo que o país inteiro fala mil com mais mil.

Na novela Salve Jorge, Dira Paes fala: "mar" num vai "mermo", a garota negra que fica na lage, fala: "percoço" (personagem de Nando Cunha), enquanto os demais atores todos falam pescoço. A palavra "MESMO", é brutalmente assassinada pelos cariocas varias vezes. Ora falam "mermo",ora falam "meismo", ora falam "mexmo", ora falam " memo" e assim vai!

Não consigo entender também, como o estado do Rio de janeiro é tido por muitos,como exclusividade. Ja vi numa determinada reportagem, uma participante de um BBB da vida que ao ser eliminada foi ser entrevistada não me lembro por quem, que perguntou em que estado ela havia nascido. Ela respondeu: Rio Grande do Sul. Ele perguntou onde você mora? Ela respondeu: Rio. Por que Rio Grande do Sul, ou Rio Grande do Norte tem que ser totalmente descrito e Rio de Janeiro basta alguem dizer Rio? E de onde veio esse sotaque tão estranho dos cariocas? Se alguém souber, por favor me diga. Ficarei muito agradecido.

Ailton Carvalho
Enviado por Ailton Carvalho em 19/03/2013
Código do texto: T4197674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.