Uma chuva intermitente preparou nesse ano de 2013 o dia de São José. Para o povo do sertão nordestino isso é sinal de colheitas promissoras dentro de uma crença singela e também promissora. Impressiona-me a capacidade que os simples tem de cuidar uns dos outros durante as estiagens. No sudeste, durante as inundações e deslizamentos de encostas também impressiona a solidariedade dos pobres entre si.
     Havia em um mosteiro um ícone de São José. Era costume passar o ícone de noviço em noviço. Cada vez que o ícone chegava à cela do noviço entendia-se como sinal de que era dia do noviço ter direção espiritual com o abade: o pai espiritual da comunidade. 
     O Santo Padre Francisco iniciou oficialmente o seu pontificado na celebração da solenidade litúrgica de São José, pai adotivo de Jesus, aquele que garantiu a segurança da sagrada família e deu a Jesus o nome familiar dele, ligando-o à casa de Davi como deveria ser o messias esperado por Israel. 
     Gosto de pensar que cada pessoa é responsável pela outra como uma espécie de pai adotivo.
     Sendo, pois, uns responsáveis pelos outros, a nossa função uns em relação aos outros é o cuidado. Cuidemo-nos!...
     Recém-contado ao meu ouvido, parabenizo a Maria Mineira pelo lançamento do seu livro de contos. É uma escritora declarada e “descaradamente” mineira.