A ARTE DE VIVER!

A Arte de Viver!

É inegável que andam por aí, centenas, milhares de publicações ensinando-nos a vender, comprar, liderar, conquistar, segredos para mil e uma utilidades, e futilidades também. Algumas falam de receitas para a felicidade, paz e harmonia entre as pessoas, traz exemplos e que deveriam dar certo. Deveriam! Porque todas esquecem que cada pessoa é única, com suas próprias reações, seus particulares medos, tabus, manias, receios, virtudes e defeitos. Então, se cada um de nós é único, as regras gerais não servem para todos, ou pelo menos para a grande maioria daqueles que tentam seguir aquelas ideias, ensinamentos, truques, receitas infalíveis.

Ter Arte de Viver, parte da premissa de que sempre existe algo de bom para acontecer em nossas vidas. Que seria muito mais fácil viver, se respondêssemos a nós mesmos duas simples perguntas. Tem algo melhor para fazer agora? Se tem faça logo! Não depois! E a outra é porque será nem sempre somos como realmente somos, mas como queremos que os outros nos vejam?

Se partirmos realmente deste ponto de vida, de que sempre existe algo melhor para ser feito, sendo na verdade como realmente somos, sentimos, amamos, sofremos, vibramos, queremos e deixamos, buscamos, vencemos e caímos, não haverá necessidade de nos preocuparmos de como seremos vistos, julgados. Bastará-nos ter a certeza de que naquele momento, foi feito o melhor. E se não tivermos esta certeza, que se refaça o caminho sem medo de nos cobrem os novos passos. Se houver esta cobrança é porque há mais passos que deveriam estar ao lado dos nossos, para tentar encontrar o realmente melhor a ser feito.

Se pudermos esquecer todas as receitas que já ouvimos, tentamos e não deram certo pelo menos conosco, estaremos já iniciando o caminho de nossa própria receita da Arte de Viver. Também não imaginemos que tudo se resumiria naquela letra de música que diz que é preciso saber viver. Este tal de saber viver cheira a desculpa da malandragem nos golpes que aplica com fortes receitas pela vida afora. Saber viver é uma coisa. E ter Arte de Viver, é outra.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com – Conheçam também nosso blog, arteviver1.blogspot.com