EMILIO SANTIAGO

“Tantas palavras/Meias palavras/Nosso apartamento/Um pedaço de Saigon” ... – Começava assim um dos maiores sucessos do imenso Emilio Santiago, um cantor que surgiu nos anos 70, participando de um programa comandado por Flavio Cavalcanti na “TV TUPI”, em que o polêmico apresentador revelava jovens talentos para a música popular brasileira.

Emilio formou-se em Direito no ano de 1970, para alegria dos seus pais, mas gostava mesmo era de cantar nos festivais universitários. Dono de um belíssimo timbre de voz, grave, afinadíssimo, Emilio Santiago ficou com o segundo lugar naquele programa da “TUPI”, sendo primeiro colocado o cantor Tobias, o qual logo partiu para os Estados Unidos em busca de dólares, cantando em pizzarias, segundo se dizia na época. Depois ninguém mais falou dele. As ciências jurídicas perderam um bacharel, o Emilio, mas, em compensação, a música brasileira ganhou um intérprete extraordinário, um cantor fabuloso que se equiparava aos maiores do nosso cancioneiro popular.

Emílio Santiago tranquilamente ocupou o lugar do Tobias e destacou-se no Brasil, lançando seu primeiro disco pela “Polygram” já em 1973. Sua elegância, sua postura e sua voz nos trouxeram lindas composições de músicos como Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e os irmãos Marcos e Paulo Sergio Valle. Nos saudosos festivais da “MPB” destacava-se sempre.

Agora, aos 66 anos, o grande artista sofreu um acidente vascular cerebral e hoje veio a falecer, para tristeza de todos nós, brasileiros, admiradores e amantes da boa música e das magníficas canções que ele interpretava. Musicalmente ficamos mais pobres.

“Anoiteceu/Olho pro céu/E vejo como é bom/Ver as estrelas/Na escuridão/Espero você voltar/Pra Saigon” ... – Adeus, Emilio Santiago, obrigado, fique na paz do Senhor e solte seu vozeirão aí no coro dos anjos celestiais.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 20/03/13

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 20/03/2013
Código do texto: T4199363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.