O BLOGUEIRO BOQUETA
 
Quero iniciar esta crônica pedindo desculpas pelo título que dei, mas não encontrei outra forma de nomear o assunto. Não se trata de neologismo, mesmo porque o termo blogueiro há muito é utilizado na mídia. Quanto ao boqueta é um termo incorporado do espanhol que quer dizer reles, sem valor. Também muito utilizado em Brasília e região para nomear as coisas péssimas.
Com o advento da internet criou-se os chamados blogs que nada mais são que colunas eletrônicas, onde o escritor expõe suas ideias e comentários acerca de uma notícia ou fato.
É comum qualquer um criar o seu blog e começar a escrever. Se escreve-se certo ou errado aí são outros quinhentos. Alguns jornalistas, aqueles que de fato o são, refiro-me aos que estudaram na faculdade e, portanto, estariam credenciados a escrever, também criaram suas colunas eletrônicas. Alguns até muito lidos, que se preocupam em informar e entreter os que acessam seu site.
Nessa onda de querer “informar,” surgiu àqueles aproveitadores de última hora, do tipo sem formação alguma que replicam às notícias de variadas fontes. Outros enveredaram pelo caminho do crime, explico. Ao contrário de apenas informar os que acessassem o seu blog, passaram a cobrar uma propina para não veicularem certas notícias. Embora velada, mas uma extorsão pura e simples. Fatos esses, principalmente contra agentes públicos, políticos.
Quem escreve em blog ou é jornalista ou busca alguma forma de extorquir as pessoas, afinal, quem deixaria seus afazeres para ficar a frente de um PC copiando notícias e divulgando? Algum interesse há, mas o zé povo, não consegue ver isso, quer de fato apenas saber das fofocas, isso é o que importa.
Não existe um critério para se ter um blog, qualquer um pode fazer um site e sair por aí enxovalhando a vida alheia. Se o que ele fala ou escreve é verdadeiro não se tem como comprovar. O problema é que uma vez publicado, a mídia cai no sistema do Google, aí já era, “Inês é morta.” Pra você tirar isso da internet lá se vai três ou mais anos da sua vida. Com um detalhe, deverá contratar um bom advogado.
Como não existe critério pra ser blogueiro, qualquer um pode-se autonomear, não importando se ele é uma pessoa com honra e moral ilibada para falar da vida do outro. Imagino que para se falar de alguém deva ser 100% honesto, correto, sem problemas no passado, nunca ter se envolvido em qualquer crime etc. essa deveria ser a regra.
O nome blogueiro ficou tão, permitam-me, vulgar que numa cidade do norte tem um desses que assim se intitulam. O “homem” não é uma boa referência de ser humano. Veja a lista de crimes do tal blogueiro: Era empresário e a Polícia Federal arrombou seu estabelecimento e encontrou um laboratório de refino de cocaína e uns cem quilos da droga, mas o sócio dele disse que ele de nada sabia. Mesmo estando falando de um laboratório, éter, acetona, forno de secagem e o escambau; comprou um diploma do segundo grau e foi pego pela Polícia Federal; Com diploma falso fez uma inscrição para o vestibular da universidade federal, crime de falsidade ideológica, foi descoberto pela PF; com o diploma falso se inscreveu como jornalista no MT, outro crime de falsidade ideológica e estelionato; Foi acusado de estupro e o processo ainda segue em segredo de justiça; diz que é advogado e oferece parecer errado sobre possíveis condenações de seus inimigos, em direito é uma aberração; apareceu rico da noite pro dia, mas usa um dos parentes para dizer que é o dono do que ele usufrui. Pergunto a você que está lendo: uma pessoa assim tem condição de escrever e falar mal dos outros?
Muito se fala que na internet devemos tomar cuidado com os criminosos da pedofilia, é verdade, temos que ter muito cuidado. Mas também temos que ter cuidado com esse tipo de gente. Para eles que são a escória da sociedade, a vida alheia nada vale, somente seus interesses escusos, portanto, quando você ler uma notícia procure saber se de fato é verdadeira, pois você poderá cair na conversa de um blogueiro boqueta.