Cachorrada Vip


Imagem da Web


 
Para vira-latas qualquer refugo de mesa serve, para pedigree, ração importada...
Qualquer semelhança com os canais de TV aberto e canais por assinatura, mera coincidência...
O que se pretende aqui é nada muito além de questionar a criatividade da Globo, com o quadro "Cachorrada Vip", com direito a concorrer a um carro zero para os famosos que participam do concurso do Domingão do Faustão... pouca criatividade?!

Ou... mais uma cópia da programação internacional barata?
Quem sabe uma considerável releitura e atualização dos programas de auditório?
Ou seja, dos tempos das 'Jovens Tardes de Domingo', às atuais 'cachorradas tardes de domingo'...

Se pois, à priscas eras da televisão brasileira, a troca de farpas entre o grupo da Bossa Nova, com canções intelectualizadas da galera politizada e as músicas 'sem conteúdo', da turma da Jovem Guarda ou Iê-iê-iê, atribuído por alguns críticos, como ópio alienante da juventude da época, que dizer então das imbecis tardes de domingo do Faustão?

Indiscutível a importância da televisão na sociedade atual, veículo de comunicação de massa, perdendo apenas para o rádio, no que se refere a acesso e parte da cultura social brasileira, mas sua importância não acaba aí. A televisão não pode omitir-se de sua responsabilidade de veículo formador de opinião.

Não sou expert  sobre o tema, mas acho oportuno perguntar, onde fica tal responsabilidade da emissora, ao desenvolver uma programação alheia a
critérios éticos, descomprometida com quem está do outro lado da tela, visando apenas interesses próprios, interesses unilaterais que abortam os principais objetivos da mídia de comunicação social?!

Seria exagero comparar a um restaurante que mais importante do que servir bem seu cardápio, deve preocupar-se com a qualidade dos produtos oferecidos, primando pelo cuidado com a saúde de seus clientes? Creio que não. Assim como um restaurante não pode descuidar-se de uma alimentação saudável, que prioriza a saúde física de seus frequentadores, um canal de TV deveria, em tese, ser comprometido com a qualidade de sua programação, para que seja saudável e contribua para o desenvolvimento da saúde mental, intelectual, cultural e social de seus telespectadores...

Entre o ideal e o real, um enorme hiato... quais seriam os interesses escusos para que o público que lhe garante audiência em altos índices de Ibope,  realmente permaneça alienado, despolitizado, enfim, torne-se verdadeiro marionete de fácil manipulação?

Não bastasse o consumismo instigado desde os mais inocentes desenhos infantis, temos a grande protagonista da novela das nove, a delegada Helô que bem mais do que  despertar o desejo de justiça, instiga a mulherada a comprar suas camisas, pulseiras e cintos, na doce ilusão de tornar-se tão belas quanto Giovanna Antonelli... temos ainda, a merchandising escancarada na jaula do Big Brother, já não mais tão impactante, a gente vais se acostumando... mas, com o Domingão do Faustão a Rede Globo abusa do bom senso dos brasileiros e brasileiras...

Promover imbecialização em massa, faz parte da sociedade desde o tempo da política do 'pães e circo para o povo'... uma programação desprovida de quaisquer princípios que não sejam de interesse meramente comercial e alienante, desrespeita a capacidade intelectual de seus telespectadores, beirando a hipocrisia.

Dissiminar uma cultura hegemônica, para favorecer os interesses da classe dominante, talvez seja ainda, recursos que a Globo recorre temendo os avanços tecnológicos da cultura midiática, que hoje apontam para a a cultura da convergência midiática, a qual prevê maior exigência do público em geral. Certamente, que para manter seus seis milhões mensais, o Faustão não tem dúvidas... Afinal, mais vale uma 'cachorrada vip' na mão, do que ver-se no mato sem cachorro...


Ah... Triste Fim de Policarpo Quaresma, 'pacato cidadão' compra sem poder pagar, vota sem saber escolher, assiste sem questionar... e o ciclo vicioso se configura!
Mas... em briga de cachorro grande, o máximo que se pode, é latir e correr...
Auauauauauauau... fuiiiiiiiii!!!
   

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 23/03/2013
Reeditado em 23/03/2013
Código do texto: T4204007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.