FELIZ PÁSCOA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Pierre Corneille escreveu: “Essa escura claridade que cai das estrelas”. Como? Claridade escura? Chamamos de bom ladrão a um dos dois criminosos que foram crucificados ao lado de Jesus. Consta, de fato, que ele se arrependera na última hora. Daí a estranha associação “bom ladrão”. Também estranha combinação nos aponta Cícero, no Tratado da Amizade: “Apesar de sua ausência, eles estão presentes; apesar de sua pobreza, eles estão na abundância; apesar de sua fraqueza, têm vigor; e o que é mais difícil dizer, após a morte eles vivem ainda, tanto é vivo o respeito e a lembrança de seus amigos”. Essas figuras de linguagem, aparentemente contraditórias, na verdade ilustram curiosos paradoxos.

Curioso também como algumas expressões se desgastam com o tempo. Por exemplo, Semana Santa. Faz de conta que é santa, todavia mais parece uma semana simplesmente de folga. E, outro paradoxo: mesmo quem fala mal de religião ou lhe é indiferente não reclama dos feriados religiosos. Pelo contrário. Na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da Paixão, deixa-se de comer carne e se aprecia deliciosa bacalhoada. O profano invade o templo, apropria-se do sagrado, laiciza-o e faz a festa. O mercado de peixes e de ovos de chocolate deita e rola. Assim, cria-se e se alimenta uma cultura distorcida, aceita sem restrições, e até com entusiasmo e vibração. E, para completar o quadro, muitas pessoas morrem, nesses feriados prolongados, por irresponsabilidade de motoristas imperitos, apressados ou alcoolizados, ou ainda pela precariedade das rodovias, apesar dos impostos e pedágios, e pela situação de veículos sem manutenção.

Será que tudo tem que continuar na mesma, sem utopia, sem travessia, sem mudança, sem Páscoa? Desejo-lhe, então, com inicial maiúscula: feliz Páscoa! Vale pelo menos o desejo de mudança, de passagem, de Pessach. Num passar de alienação para engajamento, de corrupção para indenização, de holocausto para reparação...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 27/03/2013
Código do texto: T4210844
Classificação de conteúdo: seguro