A MÉDICA

Fernando era um educador físico, que gostava de acordar cedo, fazer caminhadas e uns polichinelos antes de entrar sob o chuveiro frio. Para o café da manhã, ele não ingeria cafeína, apenas leite magro, suco de laranja natural, duas fatias de pão integral, mel e iogurte com farelo de aveia e granola.

Como “o coração tem razões que a própria razão desconhece”, ele era casado com uma mulher horrorosa, de nome Virgínia, que mandava nele. Uma coisa feia, de cabelo curtinho, de olhos esbugalhados e um mau gosto do caramba para se vestir. Apesar de ser médica, odiava caminhar, não gostava de tomar banho, fumava para caramba, bebia vinho, cerveja, vodka e cachaça “com gosto de gás”, adorava café, pão doce, manteiga, massas, frituras e carne gorda.

Certo dia, ela lhe falou:

- Fernando, você vai fazer 60 anos. Está na hora de fazer um check-up completo.

- Para quê, Virgínia? Estou me sentindo muito bem!

- Porque você está ficando velho e eu não quero um em cima da cama para eu cuidar. Médicos não devem atender familiares, por isso eu vou marcar consulta para você com o Lucindo e está acabado! E marcou.

É claro que no dia e horário agendados lá estava ele no consultório do médico, que, aliás, não lhe auscultou, mediu pressão, examinou olhos, nariz e garganta ou mandou falar 33, mas mandou fazer um montão de outros exames. Na data marcada para mostrar os resultados, Fernando ouviu do Dr. Lucindo que ele estava ÓTIMO, mas que seria importante tomar alguns medicamentos a fim de ficar “tinindo”.

Então, o doutor lhe entregou duas folhas, onde estavam escritos a quantidade de caixas, os nomes dos remédios, a quantidade e periodicidade dos comprimidos. As informações sobre a utilidade de cada medicamento são minhas:

04 cxs. Atorvastatina (para colesterol): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs. Losartan (para o coração e hipertensão): 02 comprimidos de 06 em 06 horas;

04 cxs. Metformina (para diabetes): 02 comprimidos de 08 em 08 horas;

04 cxs. Norvastatina (para a pressão) ): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs Desloratadina (para alergia): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs Diurana (para inchaços): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs. Dicolofenaco (dores nas articulações): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs. Alprazolam (para ansiedade): 02 comprimidos de 04 em 04 horas;

04 cxs. Sucedal (para dormir): 01 comprimido de 12 em 12 horas; e

01 cx. Omeprazol (para proteger o estômago de todos os outros remédios): 01 comprimido de 24 em 24 horas.

Entre uma pílula e outra, ele passou a ler as bulas e ficou sabendo sobre todas as contraindicações, advertências, reações adversas, efeitos colaterais e interações medicamentosas de cada medicamento. Descobriu que antes de morrer, ele poderia desenvolver arritmias ventriculares, ter sangramento, náuseas, hipertensão, insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais, surto psicótico, desejos de suicídio e mais um monte de coisas medonhas.

Temeroso, ele voltou ao médico para expressar suas preocupações e saiu de lá com uma nova receita: 04 cxs. Sertralina (para ansiedade): 03 comprimidos de 04 em 04horas, e 08 cxs. Rivotril 100mg: 01 comprimido de 02 em 02 horas.

Dois anos depois, completamente lesado, Fernando foi parar na UTI, onde sua mulher trabalhava. Rapidinho, ele saiu dentro de lá dentro de um “paletó de madeira”. Virgínia não se abalou nem um pinguinho e deve ter um borogodó muito gostoso, pois às quartas e sextas-feiras ela vai aos pagodes com o Dr. Lucindo, e às quintas e sábados, frequenta os arrochas com o farmacêutico. Resta saber o que ela vai fazer com ambos, quando estiverem próximo da 3ª idade.

P.s. Essa é uma crônica ficcional, mas bem que poderia ser uma faceta da médica que praticava eutanásia na UTI de hospital em Curitiba, PR.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 28/03/2013
Código do texto: T4212763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.