Pontos atuais

Os quatro valores mundanos hoje são dinheiro, prazer, velocidade e conforto.

Dinheiro: Ele compra o alimento necessário, a luz, a água e coisas básicas de sobrevivência. É uma coisa que faz parte do comércio e é importante para a facilidade nas compras do que o antigo escambo. O dinheiro se torna supérfluo quando usamos para o egocentrismo e esquecemos que podemos estar ajudando outras pessoas. Hoje o amor ao dinheiro é a causa de muitos abismos. A avareza torna a pessoa mesquinha e dependendo do grau torna a pessoa insuportável. A mídia incita que devemos buscar dinheiro para comprar produtos. Mas será que precisamos de tanta coisa assim para consumir?

O que traz atualmente: consumismo, avareza, egocentrismo e desconfiança.

Prazer: Uma coisa natural humana e certos tipos de prazeres antigamente era visto como uma questão de muita responsabilidade que atualmente se banalizou. Nós temos prazer em comer, em vencer, por estar com pessoas de boa convivência. Nas pequenas coisas agradáveis até como nas relações sexuais. Esta condição nossa estar deixando de ser uma condição para se tornar um produto. A droga, sexo sem compromisso, conquistas desenfreadas que estão sendo as formas de prazer que são obtidas custe o que custar, assim quebrando o equilíbrio entre prazer e as responsabilidades.

O que traz atualmente: dependentes químicos, gula, manias e perda de senso do correto.

Velocidade: Tudo tem que ser muito rápido, a comunicação, a entrega de produtos, as atividades domésticas e por aí vai. Com a velocidade muita coisa melhorou realmente. Nosso ritmo se adapta a certa rapidez do cotidiano, mas nosso corpo não consegue aguentar toda a carga porque não somos robôs.

O que traz atualmente: Stress, ansiedade, preocupação e nervosismo.

Conforto: Quem não gosta de ter conforto? É uma coisa muito boa, mas até onde isso me prende. Devemos saber os limites de até onde podemos aproveitar. Hoje temos o conforto de cozinhar, ter um bom lugar para dormir, ter algo para lazer, mas até onde isso me bloqueia nas minhas tarefas diárias. O conforto trouxe comodidades e quando ficamos sem ele não sabemos o que fazer em certas ocasiões. Temos o conforto de ligar rapidamente pelo nosso telefone celular, mas se precisarmos telefonar do orelhão que está a três rua da nossa casa e comprar um cartão, o conforto obtido ia deixar?

O que traz atualmente: Preguiça, escassez de pensar em outros planos, comodidade exacerbada e falta de iniciativa.