Dignidade não tem idade

Ontem tivemos a satisfação de receber o ator Geraldo Moraes no programa radiofônico “Alô comunidade”. A conversa com o compadre Geraldinho me fez rever um filme que começou em 1976 quando eu e alguns jovens itabaianenses fundamos a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz que depois mudou de nome, chamando-se hoje Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. Naquele tempo, a gente tentava convencer outros rapazes e moças a estudar e praticar teatro. Revi nosso idealismo carregando cadeiras e panos de nossas casas, fazendo economias para comprar fios e bambolinas para nosso teatrinho de bolso, o “Nautília Mendonça” de saudosa memória.

Geraldinho Moraes é um desses moços idealistas e inteligentes. Com seus 24 anos de existência, ensina lições de vida e de amor à cultura. É um cara sem medo de aprender e com bastante humildade para ensinar o que sabe. Vem dos subúrbios, dos quatro cantos da miséria social, onde os jovens não têm muitas alternativas para seguir na vida com dignidade. Geraldinho estudou, aprendeu uma lição definitiva: no coletivo, o sujeito caminha com mais firmeza nos pés. Tornou-se socialista e fez da briga por um mundo melhor seu projeto de vida.

Esse rapaz é parte de uma Itabaiana pela qual faz gosto lutar. É por Geraldinho e por tantos outros companheiros de sua estirpe que assumimos nosso lugar na batalha pela afirmação cultural do nosso povo, de forma soberana. Esse Geraldo é um desses caras que agem e fazem com dignidade um Brasil de baixo para cima.

O resto é meia dúzia de dois ou três mentirosos, trapaceiros cujo disco moral roda da única maneira que sabe, caluniando, achincalhando e difamando as pessoas de bem. Elementos que são um perigo social com seus ataques, como um xerife invertido matador de honra alheia. Soube de um que agride gratuitamente o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar nos seus espasmos de viciado em quarentena, abaixo de qualquer suspeita, cantando a canção fúnebre dos pobres de espírito que é o meio que tem de degradar os sãos, os que não vivem no seu mundo de infâmia, consolidando seu caráter de cão raivoso.

www.fabiomozart.blogspot.com

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 31/03/2013
Código do texto: T4216167
Classificação de conteúdo: seguro