"JÁ FUI MULHER EU SEI"

Uma crônica para o ''Dia das Mulheres''         

"Sim, eu já fui mulher. Em outra reencarnação fui Maria Madalena, que cedia seu corpo a outros homens, até um homem cortês, chamado Jesus me levar ao caminho da fé. Em outra oportunidade fui Joana D’Arc para queimar na fogueira em temos remotos. Em outra oportunidade fui Emily Dickisson para escrever poemas, também fui Luz del Fuego para dançar com serpentes. Na ficção fui ''A mulher de 30 anos'' de Balzac e a Madame Bovary de Gustave Flaubert. Nas artes plásticas fui um quadro de Modigliani. Na poesia fui um poema de Manuel Bandeira. Fui Cora Coralina nos seus Becos de Goiás, fui Cecília Meirelles nas Minas Gerais e Helena Kholody nos Paranás. Fui uma letra de Serge Gainsbourg para uma mulher. Em outra oportunidade fui Frida Khalo para pintar meu sofrimento. Fui Evita Perón para deixar um país aos prantos. Também, fui Maria Bonita e Dadá para colocar um monte de cabra-macho com medo! Fui Clementina de Jesus para cantar as cantigas. Fui Marlyn Monroe para ''cantar parabéns para você'' para um presidente americano. Fui Chiquinha Gonzaga para compor marchinha e fui Edith Piaf para cantar com a alma. Fui Brigit Bardot para ser desejada por todos. Fui Joan Jett para revolucionar o rock n'roll, fui Rosa Luxemburgo para revolucionar um pensamento, fui Miriam Makeba para revolucionar um país e fui Simone de Beauvoir para revolucionar um comportamento. Falando em comportamento... Fui Leila Diniz para chocar um país com meu comportamento. Fui Hilda Hilst para falar de erotismo, fui Hebe Camargo para distribuir selinhos e fui Dercy Gonçalves para distribuir palavrões em horas necessárias, como constataram, eu já fui mulher, eu sei. ''
A todas as mulheres, Feliz dia das Mulheres!

 
36.png

(Vinicius Menezes – SP. 2013)

(Este é meu sobrinho, jovem escritor, residente em São Paulo, que me autorizou postar sua 'homenagens' às mulheres em geral)
-Ademir Rêgo de Oliveira-
Vinícius Menezes
Enviado por Profaro em 31/03/2013
Código do texto: T4216378
Classificação de conteúdo: seguro