UM DIA CHUVOSO!

Sábado, 30 de Março de 2013

UM DIA CHUVOSO !

Enfim o Outono chegou! E no Rio de Janeiro trouxe chuva. Sempre afirmo que sou uma pessoa que tem profunda identificação com tempo chuvoso. É algo, assim, difícil de explicar, haja vista que a maioria é favorável aos dias ensolarados.

Num dia como o de hoje, fico a lembrar-me dos meus tempos de guri, lá pelos quinze, dezesseis anos, quando morava num subúrbio distante do Centro, o bairro de Anchieta. E lá, mesmo o terreno não sendo de nossa família, meus pais, que eram de origem nordestina, plantavam muitos tipos de legumes, verduras e frutas. Poderíamos afirmar que morávamos, mesmo, num sítio, apesar de o terreno não possuir propriedades para tanto.

E eu, observava num dia chuvoso como o de hoje, as plantas alcançarem uma plenitude tal que era difícil de descrever. As goiabeiras com frutas de vez, no dia seguinte se apresentavam com elas amareladas, já próximas de se colher. E isto eu observava toda vez que chovia e as fruteiras estivessem carregadas. Nunca esqueço de tal visão. Talvez esteja aí a explicação para gostar de um dia chuvoso.

Recentemente estive no Nordeste, mais exatamente em Sergipe, e pude observar que aquela região anda atravessando sérias situações de secas, com as plantações quase que destruídas e os rios e lagos em níveis abaixo do esperado. E a televisão não se cansa de nos mostrar as dificuldades daquele povo nordestino nessas circunstâncias.

Mas aqui pelo Leste, Rio e São Paulo teem encontrado muitas situações calamitosas em algumas regiões, a ponto de haver mortes de pessoas por enchentes e/ou encostas que desmoronam. Muita gente perde seus bens e outras suas vidas com essas situações de chuvas torrenciais.

Mas um dia como o de hoje, com chuva leve e amena, a temperatura fica agradável e não se chega a ter tantas dificuldades como no caso das fortes chuvas que caíram nesses últimos dias por essas regiões. E o astral das pessoas melhora, com certeza. Sem contar que as plantas ficarão bonitas e formosas, apresentando um brilho intenso que irradia sensações de bem estar em todos.

A minha torcida é para que um grande número de pessoas sejam contaminadas com essa sensação de bem estar que me acomete, mas que também passem a observar o que uma chuva pode causar de positivo na natureza que tanto precisamos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 31/03/2013
Código do texto: T4216982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.