CONSELHOS? É MELHOR SEGUÍ-LOS, SIM!

Segunda-Feira, 1 de Abril de 2013

CONSELHOS? É MELHOR SEGUÍ-LOS, SIM !

Como tenho feito nesses últimos tempos, retornei cedo do trabalho para casa. E após ter um dia muito bom, retorno com o espírito leve e alegre. Daí que acessei a internet e fui navegar nos sites da vida.

Entro nas páginas onde tenho meus trabalhos (blogs e afins) e dou uma navegada, de leve, no Facebook. Para espairecer, me divertir e acompanhar o que o pessoal está curtindo na rede. Quase nunca entro em bate-papo. Apesar de ter muito assunto para conversar, os mesmos sempre me levam para lados muitos sérios, o que não agrada a quase ninguém nessa tal de internet. Daí que, para poupar meus amigos virtuais, não converso com quase nenhum através da rede.

Há períodos em que a fluência literária está à toda. Os textos saem com facilidade e naturalidade. Mas não é sempre assim, não. Quero crer que aconteça com todo aquele que se proponha à externar sua verve literária, mesmo diletante, como eu o faço.

Os caminhos dessa vida, o sabemos, não são tão fáceis como esperamos, mas também não são intransponíveis, também. As escolhas nos cabem em buscar caminhos retos e seguros, aqueles que nos levarão ao destino sem que tenhamos de encontrar tantas dificuldades que nos façam desviar ou abandoná-los.

As dicas nos são passadas no início de nossas vidas por nossos pais e amigos chegados, cabendo-nos, apenas, dar ouvido a eles e seguir o que nos foi presenteado em termos de ensinamentos das coisas da vida. Isso em teoria é até fácil mas na prática não o é. Em grande parte das vezes e das pessoas, não se ouve, não se presta à atenção e nem se segue as dicas que nos levarão sempre por caminhos firmes e com fins felizes.

Do que posso passar para aqueles que estão por aí e vieram depois de mim, é que sempre escutei os mais velhos. E quando me diziam para cuidar do presente, preparando-o para o futuro, o fiz. É óbvio que não foi fácil. Tive que carregar o fardo e o fiz nas horas que devia e podia. Então, foi como se tivesse plantado num terreno fértil e produtivo. A colheita está sendo na hora e no momento certo e colhendo as coisas boas que cultivei por esse tempo todo.

Já coloquei em outro texto que só precisamos das coisas que nos basta. O bastante quer dizer isso. Não precisamos correr atrás de muitas coisas se algumas nos basta para sermos felizes.

Quando chego em casa, asseio-me e alimento-me, acessando a internet, vou curtir músicas. Aquelas que me fizeram felizes quando jovem e à vida toda. É uma coisa simples, mas só sabe a maravilha que é isso quem pode ver além do horizonte. Ou quem aprendeu a ler nas entrelinhas, como eu aprendi. Além, é claro, de escrever meus textos nos espaços que ocupo na internet. E com o espírito enlevado, o texto flui e o assunto fica leve, agradando mais a quem se propõe a lê-los. E eu fico mais feliz com isso.

A vida é o que é. Mas nós podemos buscar os meios para que ela se torne mais bem vivida. Só depende de nós.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/04/2013
Código do texto: T4219311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.