Um dia azul

Para satisfação de meu lado fofoqueiro, adoro ler biografias! Há algum tempo, li sobre as dificuldades e superações de um rapaz nascido em um dia azul. Na verdade, este é o nome do livro escrito por Daniel Tammet, um autista genial, que fala vários idiomas.

Matemático, ele extrai de combinações de cores e movimentos informações sobre números e fórmulas. Cada número é representado por uma cor. O mesmo acontece com os dias da semana, surgindo, daí, a cor azul como referência ao dia de seu nascimento (não se trata, portanto, de um gremista!).

Porém, é o que os cientistas chamam de gênio burro, pois apesar da extraordinária capacidade de associação - a que chamamos inteligência - estes verdadeiros seres da luz têm imensa dificuldade de interagir emocional e socialmente conosco.

A disponibilidade de Daniel para auxiliar na investigação científica do autismo, trouxe passos estrelares para estudiosos do assunto. O livro é de leitura agradavelmente esclarecedora, apesar de parecer árduo para quem tem algum familiar com esta síndrome.

Para conscientização do autismo, o dia dois de abril foi instituído pela ONU como um dia azul.