Esquisitices no Mundo.
Enquanto a manicure recupera meus pés, passo vista dolhos na Folha. E agora, pés restaurados, procuro lembrar-me das estranhices que li.
  1. Cristina é velha e pior que o caolho, diz o estranho presidente do Uruguai José Mujica. Tirando fora o fato de essas duas expressões serem politicamente incorretas, foi uma tremenda gafe porque certas coisas não podem ser ditas em público e embora Mujica não soubesse disso – ou seja, não sabia que estava falando ao vivo na internet e vai daí que uma marolinha se formou na relação entre os dois países. Nada tenho contra as características que qualificam as pessoas, ser velha não pode ser defeito nem ofensivo, é apenas uma condição temporal, mas da forma que foi dito, provavelmente é. Caolho, por sua vez, em qualquer sentido em que seja usado tem o poder de desqualificar qualquer estrábico. Mas nada disso me irritou, nem espantou, só confirmou a minha teoria de que a polidez na maioria das vezes é puro verniz e quando as pessoas pensam que não estão sendo ouvidas deixam escapar esse verniz completamente. Isso aconteceu durante uma reunião do Presidente com o Prefeito de Florida e chamou a minha atenção porque essa é a cidade de meu amigo Juan e portanto bastante familiar a mim já que minha convivência com sua família é arraigada e certamente é por isso que tenho um carinho especial pelo Uruguai. Aliás parece que não foi a primeira vez que esse tipo de gafe aconteceu. Outro Presidente Uruguaio (Jorge Batlle) deixou escapar certa vez que “seus vizinhos argentinos são um bando de ladrões, do primeiro ao último”. Já Mujica afirmou que não ia andar pelo mundo explicando nada, que inventem a bobagem que queiram o que me faz admirá-lo mais ainda porque isso é um dos fatos que compõem o que chamei de sua estranheza.
  2. Em São Paulo, cripta com os restos mortais de D. Pedro I tem sido usada como banheiro e como motel. Fico pensando que tipo de gente faz seus atos sexuais, que alguns até chamam de amor, em um local onde se encontra restos mortais de alguém e ainda mais perfumado pelo cheiro pesado de urina acumulada.
  3. Roubaram a caneta de ouro de Afonso Pena exposta no Museu da República no Rio de Janeiro. A diretora do Museu, mãe do governador do estado, lamentou a falta de investimentos na segurança do Museu, que não é protegido por câmeras de vigilância, que até a minha Fábrica de Pães, a Padaria Rocha, tem. E evita uma série de problemas embora não tenhamos nada de ouro para ser roubado.
  4. Prefeito da cidade argentina de La Plata finge ajudar desabrigados. Sua inteligente equipe de comunicação postou no Twitter uma foto dele como se estivesse distribuindo água nos centros de desabrigados com o seguinte texto: “Desde ontem à noite percorrendo os centros de desabrigados”. Enquanto estava no Rio de Janeiro fazendo não sei o que,
  5. Feliciano volta a afirmar que africanos são amaldiçoados, citando trecho da Bíblia. É nisso que dá levar a Bíblia a sério.
  6. FIFA veta usar nome de Garrincha no estádio de Brasília durante a Copa.
  7. Na Arábia Saudita um homem foi condenado a ficar paralítico da cintura para baixo porque, aos quatorze anos esfaqueou um amigo que ficou paraplégico. Ou é isso ou paga ao esfaqueado 1 milhão de riais sauditas, É a lei de Talião sendo aplicada com rigor no século XXI. Se fosse seguida no Brasil, aquele rapaz que atropelou um ciclista arrancando-lhe o braço teria que ter também o braço arrancado. E jogado na água.