Primeiro as coisas primeiras...glo080711vb.jpg
Imagem da Web


 
Primeiro as coisas primeiras... um amigo filósofo-poeta, senhor de múltiplas habilidades, com a perspicácia de um sábio que faz de conta que não sabe que está ensinando, em meio a uma conversa informal, deixou escapar este princípio, assim de maneira ocasional.
Se para o bom entendedor, meia palavra basta, para quem está em processo de busca, meia palavra é uma sucessão de insights.
Sem falsa modéstia, não apenas captei a mensagem, desde então, fiz deste princípio o balizador de minhas ações.

Isto além de ter sido um divisor de águas, tem qualificado minha rotina. Quando esta, é por demais intensa e quase me afoga, hiperbolicamente, sobrecarregada de compromissos, não me restam dúvidas, é parar, refletir e optar: 'Primeiro as coisas primeiras...'
Resta saber, quais são as 'coisas primeiras'?
Já paraste para pensar sobre?
Quem sabe valha a pena questionar-se a respeito... 
 
Por certo, sempre que se toma uma decisão, tem-se objetivos, critérios e resultados que justificam esta ou aquela decisão. A exemplo, ao adentrar uma mata densa, faz-se necessário tomar medidas prévias, como buscar informações sobre a geografia local, ter uma bússula, saber manuseá-la, saber o que se quer realizar e onde se pretende chegar com essa empreitada. Eis as 'coisas primeiras' para essa aventura.

A travessia da vida também é uma bela, penso a mais bela, aventura.
Jamais, no entanto, uma aventura qualquer.
A vida não é um barco que se lança ao mar sem saber onde quer chegar...
A vida é muito breve e muito frágil, uma aventura linda, que exige cuidado, por isso uma aventura recheada de intencionalidade... quem sabe refletindo a respeito, a gente descubra quais são 'as coisas primeiras' na empreitada da vida.

A vida é única e irreptível!
Acaso este seria o primeiro, na hierarquização de motivos, para estabelecer objetivos, critérios e resultados para se viver a vida com a responsabilidade que a vida merece? 

Primeiro as coisas primeiras...
Cercar-se de medidas prévias, buscar informações da geografia local, poderia ser conhecer a si mesmo? Conhecer a geografia interior, fazer o seu próprio mapa, com certeza, permite saber de seus limites e de suas possibilidades para adentrar a densa mata da vida, com coragem e serenidade...
Ter uma bússula e saber manuseá-la quem sabe seria, ter subsídios, feito estudo e formação, como ferramentas para dar direção na construção de melhores condições de vida e poder decidir sobre o que se quer realizar e onde se pretende chegar nessa vida...  estes por certo, seriam os desejos e os sonhos de vida de todo ser humano.  
 
Se tens dúvidas, também as tenho.
Tenho uma certeza, no entanto.
Sempre que necessito optar 'primeiro pelas coisas primeiras', o que me leva a fazer essa opção, é o amor...
Depois de arriscar atravessar a sinuosa geografia do meu viver e mergulhar em meu ser, descobri que somente o amor é capaz de acender e manter acesa a chama da vida em cada ser... se pois, nada mais houver, mas resistir o amor, haverá uma profunda crença no ser humano, isto é o que me move e que me leva a optar pelo ser, sempre!




P.S.: Obrigada querido mestre por esta lição.
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 06/04/2013
Reeditado em 07/04/2013
Código do texto: T4226901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.