QUANTA VIOLÊNCIA!
 
          “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”. Essas palavras são de Mahatma Ghandi. Violência gera violência. Uma triste realidade. Nada consegue se usar a força brutal. Mesmo a criança que obedece o pai por medo, não aprende o devido respeito. Ela sabe que se fizer alguma coisa ou deixar de obedecer, a surra é na certa.
 
         As escolas ou instituições têm tentado conscientizar as pessoas para não usarem a maldita  violência, mas parece que pouco tem adiantado. Li nesta semana sobre uma mãe junto com o filho que estuda numa determinada escola.  Foram até lá e agrediram uma professora. Bateram nela. Um fato que me anojou tanto dessa mãe, ou melhor dos dois. Não sei o motivo. Por mais que a mestra esteja errada, eles não tinham o direito de fazer isso. Coitada dessa criança ou adolescente. Qual o futuro dela? Provavelmente um futuro bandido, porque foi o aprendeu em casa.
 
          Na hora me deu uma revolta tão grande que até falei que se pegassem os dois e dessem-lhes uma surra tão grande ao ponto de ficarem todos roxos, nunca mais iriam bater  em professor algum. Mas esse desejo e sede de vingança foi só na hora. Depois que passou refleti sobre isso e pensei melhor. Que Deus tenha misericórdia desses infelizes desgraçados. Nesse caso, não sei se o diálogo resolveria. Porém a violência poderia gerar outra ainda pior.
 
(Christiano Nunes)