VOU, SEM HORA PRA CHEGAR!

Na hora indicada estamos no aeroporto pra pegar aquele voo que nos levará a um destino qualquer, com hora marcada. A previsão de chegada normalmente é acertada pra menos ou pra mais. Sempre se espera que isso aconteça, sem muito espaço entre as horas indicadas.

Ticket de voo na mão, horário de embarque respeitado e lá vamos nós.

Mas há um atraso considerável. E sempre a expectativa de que a aeronave pouse.

Todos na sala de embarque estão cheios de expectativas. Algumas pessoas em suas viagens de negócios, turismo ou retorno à cidade de origem. Essa ansiedade em ir e vir está no rosto das pessoas daquela sala, não importa o quanto costumeiro é. Da mesma forma a Comissária de bordo tem que passar as instruções em todos os voos e quase não recebe a atenção dos passageiros. É uma apresentação mímica solitária!

Aquele dia foi trágico! Sem acidente aéreo, claro! Foi muito cansativo, nada satisfatório e ansioso. Era o dia em que não se devia pegar aquele voo de duas horas de atraso. E a desculpa era que o “sistema” não estava funcionando. Pra mim falavam grego. Mas sei que o “sistema” no Brasil às vezes é falho sim!

Sempre se tem a esperança que se vai conseguir chegar a tempo de pegar a conexão seguinte. Afinal eu teria exatamente mais de duas horas pra isso, antes que chegasse a São Paulo para pegar meu próximo voo!

Ledo engano... Por questão de minutos, após duas horas de atraso...

- Cadê o meu avião?

Batendo as cabeças, passageiros procuravam informações no aeroporto de Guarulhos.

- Favor procurarem o guichê mais próximo para remarcação de horário em outra aeronave.

- Caramba! O próximo voo só as 18:15 h. Exclama um mais exasperado.

Mas nada se pode fazer quanto a isso. Nunca se tem uma aeronave reserva nesses casos.

O sistema continua falho.

Fome.

Lanches caríssimos. Chopp num bar, caríssimo. Café expresso, da mesma forma.

E no avião...

Todos acomodados depois de quase 04 horas nesse aeroporto, ainda com fome esperam o serviço de bordo.

- A seguir começaremos com o serviço de vendas a bordo. No assento à sua frente vocês verão o cardápio. Aceitamos pagamentos em dinheiro ou cartões. Caso a sua escolha tenha acabado, nosso comissário te mostrará outras opções de lanches. (Algo assim).

O carrinho de lanches para na minha frente e eles começam a servir a uma senhora.

- Sinto, mas só temos desses dois tipos de sanduíches. Diz à mulher.

Tudo bem... Tem o que escolhi.

O carro se adianta e some. Não vai voltar?

10 minutos depois ele volta e para ao meu lado.

- Desculpe-nos, mas não temos mais sanduíches!

- ...

- Temos ainda amendoins, sopa preparada na hora e opções de sucos em lata ou refrigerante.

- Por favor, uma sopa e um capuccino.

- 10 reais, senhorita!

Muito bem! Saí no lucro, pois no outro lanche eu pagaria 15 reais.

Enfim, um dia perdido entre um aeroporto e outro, surpresa com o novo procedimento dentro das aeronaves daquela empresa (...), e gracinhas de passageiros na área de embarque:

- Estamos bem arranjados! Até os tickets na hora do embarque eles querem destacados. Deve ser pra não lhes causar fadiga!

Vou, sem hora pra chegar!

Núbia Cardoso

07.04.2013

NÚBIA CARDOSO
Enviado por NÚBIA CARDOSO em 07/04/2013
Reeditado em 07/04/2013
Código do texto: T4228080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.