SÃO FRANCISCO E A ALMA DO GASTÃO

Conheci-o de passagem quando vinha á rua pelo amanhecer pachorrento como ninguém. De “poucas falas” tomava o ar das plácidas manhãs caminhando com passo cada vez mais lento e vasculhando frenéticos aromas que não tinha no lar esterilizado.

Os dias decorriam imperceptíveis e os degraus da casa iam ficando cada vez mais íngremes e penosos.

Os donos compreendiam-no tão bem! Há quantos anos! Desde provavelmente aqueles em corria doido de entusiasmo juvenil no quintal na praia e na rua.

A sua inocência passou no entanto com fulgor mas breve. A juventude é sempre curta.

Hoje alquebrado, trôpego, pesado, sempre pecou pela gula, entrou ao colo na viatura para onde antes pulava ágil e contente e partiu para a última viajem.

E eu fico nesta minha outra viajem com o mesmo fim, evocando entretanto imagens dessa vida que me espreitava de olhos aguçados como as orelhas, com a candura de quem espera a alegria eterna.

Também espero que a tenha por mão de S. Francisco, o santo que disse que o Gastão tem alma e é nosso irmão

Assim seja

Arbogue
Enviado por Arbogue em 07/04/2013
Código do texto: T4228661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.