Os Preconceitos da Humanidade

" Uma ofensa é sempre motivo de sofrimento, tanto para quem recebe a ofensa quanto para quem ofende."

Diariamente ouvimos falar de vitimas de agressões, piadas ou brincadeiras de mal gosto direcionadas as pessoas que tem estilos de vidas e comportamentos diferentes das demais. Atualmente ser diferente dentre a população; é fugir da normalidade da boa conduta humana e se tornar motivo de satirização em uma sociedade em pleno século XXI.

As pessoas não se dão conta de que o tempo passa e tudo evolui. Seguindo assim o processo de evolução da humanidade. Alguns seres humanos vivem caóticamentes angustiados por serem rejeitados e julgados ao demostrarem os seus sentimentos e as suas próprias decisões de escolhas na vida. Nós viemos para esta dimensão(Denominada Planeta Terra) com o intuito de progredirmos e habitarmos no livre arbítrio. Mas infelizmente não é exatamente isso que acontece.

Devido as atitudes preconceituosas da sociedade muitas vezes deixamos de sermos nós mesmos para atuarmos como atores que ilustram uma cena e vivem uma fantasia. Ofuscando o lado real da felicidade e até mesmo os desejos de atrações afetivas. Cada ser humano em si tem o direito de ser feliz e de construir a sua própria felicidade. De acordo com os seus princípios e suas convicções absolutas.

A nação na qual vivemos não aceita a ideia de que tudo que existe sofre, ou passam por transformações. Se cumprindo assim os princípios básicos e fundamentais das leis da vida. Nós somos seres únicos e incomparáveis com os nossos semelhantes. Por isso que muitas vezes as nossas opiniões formadas e a forma que vivemos tomam sentidos opostos. Fugindo do que é normal dentro da visão humanista da sociedade.

É importante que nós reconheçamos os nossos valores, talentos, aptidões e limites. Embora sejamos comparados a um pequeno grão de areia dentre uma infinidade que há na praia. Todos nós temos a nossa importância e é necessário que estejamos convictos disso. O mundo e as opiniões mudam constantemente, e na natureza, ser constante seria uma inconstância. Não é a cor, não é o clero e muito menos a condição sexual que define o caráter do ser humano. Vivemos em um mundo regido por maldades e corrupções. E que clama por paz, amor e respeito ao próximo. Carente da solidariedade humana para com o seu semelhante e da aceitação por terem ideias, opiniões ou condições de vidas distintas.

Doi em minha alma e aflige o meu ser quando me deparo com a ignorância, ou seja, com a falta de educação, respeito e compreensão com o nosso semelhante dentro de uma sociedade que se considera evoluída com conceitos coerentes.

No nosso dia a dia o viável seria não ofendermos a ninguém. Por menor que seja a intenção ou por mais que seja bem intencionada, podemos causar um grande efeito negativo contra nós mesmos e contra o nosso próximo. Na maioria das vezes que atingimos alguém com palavras de ofensas ou com atitudes indesejáveis em nosso relacionamento interpessoal, corremos dois riscos: O de provocar o perigoso e o de derrotar o fraco.

A falta de educação gera a violência. E a carência de conhecimento cultural gera a ignorância da não aceitação do seu semelhante. Devido o mesmo ter ideias, comportamentos e conceitos de felicidade diferente da sua opnião, criação, crendice, conduta e enfim...

Na verdade não há uma definição concreta para a palavra preconceito. Devido esta palavra estar enquadrada dentro dos conceitos das relatividades. De acordo com os meus entendimentos; o preconceito é apenas um conceito de opiniões formadas antecipadamente de uma situação ou de uma vivência da realidade. Fundamentado em todo o contexto abordado nesse tema dissertativo e para a conclusão deste raciocínio lógico, cito um pequeno trecho para reflexão:

"Mudam-se os tempos

Muda-se o ser

Mudam-se as vontades

Tomando sempre novas qualidades"

Camões