A NATUREZA HUMANA, A ÍNDOLE E O MEIO EM QUE VIVEMOS

Domingo, 07 de Abril de 2013

A NATUREZA HUMANA, A ÍNDOLE E O MEIO EM QUE VIVEMOS

Nos dois artigos anteriores, fiz abordagem a respeito de diferenças. Num, abordei sobre as diferenças nas leis e nos costumes dos tempos passados, em relação aos dias atuais. No outro falei sobre a diferença entre os brasileiros e os povos estrangeiros, especialmente aos do tão falado primeiro mundo.

E nesse, vou abordar sobre a diferença que existe entre as pessoas no mundo. Mais exatamente sobre a natureza de cada um e sua índole. Apesar que, parece-me, algumas pessoas possam classificar como a mesma coisa, mas penso que não. Há diferenças aí, o que eu diria, plagiando um bordão de um famoso programa humorístico: "Há controvérsias. Mas sem querer entrar em atrito com ninguém. É só uma questão de entendimento próprio, se é que posso assim classificar tal questão.

Muito se discute se o ser humano já nasce com certas características ou se as adquire (ou absorve) com o correr de sua existência. Penso que a natureza humana já vêm conosco desde que nascemos. Já com relação à índole, esta nós a adquiriremos através do tempo e do convívio nosso de cada dia, e do meio em que os viveremos. Daí, portanto, as propriedades que adquiriremos nessa existência.

É óbvio, que cabe discussão a respeito porque em muitas das vezes, uma pessoa que nasceu em condições e meios precários, com o decorrer da vida consegue alcançar um meio ou um nível de vida diferente daquele em que se originou. Mas é importante frisar que o meio em que vivemos, pode influenciar sim, e muito, em nosso comportamento no futuro, no caso quando alcançamos a idade adulta e caminharmos com as próprias pernas, como se diz de forma popular.

Esta posição está afirmada no trabalho de um médico-psiquiatra chamado David Fink, onde ele define que as nossas expressões de adulto, foram formadas ainda quando éramos crianças. Daí a preocupação que todos têm em cuidar muito bem delas nessa idade, para que se tornem adultos bem formados e de caracter firme e positivo.

E nesses tempos atuais e modernos, o que se observa é que as índoles e as naturezas humanas que as pessoas andam expressando, anda fugindo daquilo que esperamos e que se vivia num passado não muito distante. Acredito que essa sede de poder e vontade de ter tudo esteja promovendo esse enorme desequilíbrio no comportamento das pessoas.

E que com o advento dessa modernidade toda à nossa disposição, onde a eletrônica, somada à informática, anda criando cobra para nos morder, haja vista que as pessoas andam em dependência total dessas circunstâncias e que à cada dia que passa, ficam mercê dessas novas instrumentações, a ponto de esquecerem da própria vida e onde estão se tornando dependentes dessa maquinaria sofisticada que se nos apresenta diuturnamente. E isto já era previsto pelo povo do século passado, quando diziam que "o robô (a máquina) ia dominar o mundo e as pessoas no ano 2.000."

Infelizmente, isso é o que já constatamos em nossos dias, onde as pessoas são comandadas por telefones, televisões, automóveis, computadores, dentre outras parafernálias mais.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/04/2013
Código do texto: T4229381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.