O CHAPÉU TÁ NA MODA!

Domingo, 7 de Abril de 2013O

O CHAPÉU TÁ NA MODA !

Apesar de não possuir nenhuma religião, citarei a Bíblia, para me colocar de acordo com o que ela cita num de seus capítulos, o Eclesiastes. Numa das citações que estão lá destacamos esta: "O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

Eclesiastes 1:9".

Isso só é para corroborar que muitas das vezes, o que chamam de moda atual, nada mais é do que um repaginamento de usos ou costumes que já se deram num passado não muito recente.

Um dos que estão na vez é o uso de chapéus. E há de todos os tipos, modelos, cores e tamanhos. E dão um certo charme para quem os usa. Pelo menos para os que gostam desse indumentário (e esse termo é muito antigo e já está fora de moda).

Lembro-me que quando menino, via meu pai arrumar-se aos Domingos com a sua indumentária caprichada, onde usava um terno de cambraia na cor acinzentada, e um chapéu pomposo, dando-lhe um certo ar de gente muito importante. Mas esse costume era comum nas décadas que antecederam os anos de 1980.

Atualmente voltou-se a usar chapéus. E eu, que os apreciava desde aquela época, passei a usá-los, também. Possuo seis deles, sendo que um é do modelo muito conhecido e famoso: "Panamá". E nesses últimos dias adquiri um outro nos moldes do que costumam chamar de "chapéu do velho oeste", porque era costume dos americanos daquela região fazer uso deles.

No nordeste brasileiro é muito comum o uso de chapéus. Lá o mais conhecido é o de vaqueiro. E Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em suas participações em espetáculos de música nordestina ao vivo ou na televisão, fazia uso de um, complementando-o com a famosa vestimenta chamada Gibão de Couro, muito característico naquela região, usada pelos vaqueiros que mexem com a boiada nas fazendas.

Aqui para as nossas bandas, o Leste, a garotada faz uso do famoso boné. E muitos, desavisadamente, o usam de forma idêntica como os americanos o fazem: com a parte dianteira voltada para trás. E é daí que los hernanos argentinos classificam os brasileiros como macaquitos. E com certa razão, é

claro.

Até na alta sociedade esse costume é acentuado, sendo que no Grande Prêmio do Ano, no Joquei Clube, tem o concurso de melhor vestimenta das mulheres que lá comparecem. E a maioria usa chapéu. E cada um mais bonito e elaborado do que o outro. Coisa fina.

Assim, cada um que use o que quiser. Mas um chapéu, com certeza, cai sempre bem. E dá um charme especial em quem o usa. Certo?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/04/2013
Código do texto: T4229382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.