A TRISTEZA FAZ PARTE DA VIDA

 “Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.”
 (Khalil Gibran)
 
 
O filósofo Montaigne fala da tristeza como uma disposição de espirito que ele não apreciava nem tampouco valorizava. A escritora Martha Medeiros,  por sua vez afirma na sua crônica “Feliz por nada”, que gosta de quem tem compromisso com a alegria. Contudo, há quem afirme que a tristeza não deve ser evitada a qualquer custo, pois faz parte  do nosso cotidiano e até nos ajuda a crescer.  O psicólogo Fabiano Murgia, autor do livro “Salve a Depressão” defende que  há um sentido existencial nesse sentimento, pois ele nos faz questionar a nossa vida  e buscar caminhos alternativos. E o que dizer   dos poetas, da sua tristeza sentida e proclamada, da tristeza sem causa, da tristeza que sufoca, da tristeza de amor. E quem não sofreu por amor... E  assim, ora fingindo, ora  deveras sentindo eles falam de uma tristeza que é deles, que é nossa, que é de todos nós e que não são cruéis nem perigosas . “Apenas são cruéis e perigosas as tristezas que passeamos na multidão para que esta lhe dê remédio” -  Ensina Rilke.

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 08/04/2013
Código do texto: T4229398
Classificação de conteúdo: seguro