A DÉCIMA SEGUNDA NOITE...

Gosto quando o autor que estou lendo menciona outras obras,cita seus preferidos. Isso abre um leque de opções para quem - como eu - é ávido por aprender.

E,recentemente, li uma citação de Gustave Flaubert feita por Luis Fernando Veríssimo no livro A DÉCIMA SEGUNDA NOITE que chamou muito a minha atenção.

Flaubert dizia"O escritor deve entrar na vida real como quem entra num oceano, mas só até o umbigo.Do umbigo para cima estão as partes que o autor deve preservar da vida e da promiscuidade com seus personagens para não se afogar com eles."

Quando escrevo, dependendo do tema, tenho " medo" de digitar o que minha mente insiste e isso gera dificuldades no desenvolvimento dos meus textos.

Se entro na vida real acima do umbigo sofro com isso. A ficção toma contorno de realidade gerando angústia.

Quantas vezes desisti de um texto ou fui até ao fim na base do sofrimento? Foram muitas.

Aí entra o meu lado suave e deixo-me levar somente pelo lado lúdico,sonhador e romântico onde a leveza prevalece.

Sempre lembrando que o divisor é o controle da realidade. Jamais deixá-lo passar do umbigo - a linha limítrofe.

Maria Luzia Santos
Enviado por Maria Luzia Santos em 11/04/2013
Código do texto: T4235239
Classificação de conteúdo: seguro