Mais um spam. E mais um golpe!

Sou Sra. Rita Adams, de Ilhas Salomão...

É assim que começa o e-mail spam que recebi hoje no começo da tarde. É claro que antes há uma saudação (Caro amigo bom. Saúdo-vos em nome do Senhor.) sic.

O fato é que não me chamo Rita Adams, muito menos o “espertinho” que me mandou tamanha indecência através do e-mail ritaa38@zipmail.com.br.

Na história, a suposta Rita relata que seu marido, Sr. Williams Adams, faleceu em 15 de agosto de 2006, tendo, ainda em vida, depositado a quantia de “US $ 2,5 milhões com uma empresa de segurança na Costa do Marfim”. Depois de diversos “blá-blá-blás”, incluindo aí a Bíblia e a missão de Nosso Senhor, Rita Adams diz não possuir herdeiros e que está a procura de um bocó, quer dizer, em suas próprias palavras, “uma pessoa, organização da igreja, ou bem que este willuse fundos para ajudar as pessoas os órfãos, viúvas que andother assistência necessidade financeira”. Sic, é claro. Ou seja, alguém para receber toda a bolada. Caridosa, não?

Veja mais o que diz no e-mail:

“Minha felicidade é que eu vivia uma vida de um cristão digno. Quem que quer servir ao Senhor deve servi-lo na verdade andfaith ", servindo-o com tudo que você tem, sabendo que nu viemos e nu devemos ir" Fale-me sobre o endereço dest e e-mail e qualquer atraso na sua resposta vai me dar espaço em terceirização outra boa pessoa, igreja organização, para este mesmo propósito. Por favor, me assegurar que você irá agir de acordo como eu disse aqui. Na esperança de receber sua resposta imediatamente.”

Com certeza alguém já deve ter respondido a mensagem. Mas este é um golpe, e dos mais conhecidos. É como aquela mulher que diz ter ganhado na loteria e pede pra pessoa uma certa quantia, sempre prometendo uma boa recompensa. Na verdade, essa tal de Rita nem existe. O e-mail é falso, é da zipmail, é aqui do Brasil. O texto é cheio de falhas grotescas na tradução do texto original em inglês. Até o próprio inglês foi escrito com erros de ortografia e gramática. Com certeza, através da famosa engenharia social, o(s) golpista(s) se aproveitará(ão) da inocência de certas pessoas para aplicar golpes como extorsão, roubo de senhas e dados pessoais, etc.

Sem contar que o mesmo e-mail foi enviado a diversos destinatários, muitos inválidos. Aqueles que foram confirmados como válidos, serão alvos fáceis para outros spans, a maioria com vírus. Dentre os que se oferecerem como beneficiários, muitos informarão dados bancários, dados de documentos pessoais, endereços, telefones, nome dos parentes e a partir daí começará a viver um inferno...

É justamente a essas pessoas que se direciona o e-mail. A nós, esclarecidos, cabe informar. E pedir: não caia nesse golpe!!!