O quebra-cabeça



Inocência, beleza, asas. Assim respondo à pergunta de Anita: O que lhe sugere esta margarida? Costumo dizer que margarida, prímula, zínia são flores com verdadeira cara de flor! Daquelas que as crianças desenham, imensas como árvores ao lado da casinha com janela em formato de coração. Completa a obra de arte um lago cheio de patos metidos a cisnes, o sol esquisito num canto sobre nuvens esfiapadas, pássaros voando e os membros da família lado a lado, incluindo o novel Picasso. Entre as pétalas do quebra-cabeça encontro também histórias e canções, como a doce “La Margarita Dijo No”, de Alejandro Sanz, acompanhado por coral de vozes infantis. O tradicional oráculo bem-me-quer, mal me quer finaliza a canção... Amor, estranho amor que se pergunta a uma flor! Também embelezam a floração, as Deises cativantes que receberam o nome inglês da flor. Outras, como a Dona da questão, que se identificam com imagens de brancas margaridas e sorriem para nós com o sorriso de Maria. Por fim, o centro dourado, dá asas à flor. A beleza das flores atrai não somente nossos sentidos, mas pássaros, borboletas, besouros.  Para que a vida se mantenha, a flor os atrai ao pólen e assim alada, se espalha pelo mundo.