Imagem de Camila Domingues - POA

Isso é que é imPACto!


 
Noticiar por noticiar os MCS já o fazem e, geralmente, tendenciosamente. O que pretendo aqui, é apenas trazer os fatos, tais quais eles são. Respeita-se opinião adversa, mas não se pode negar a história que está sendo contruída, os fatos históricos estão aí.

A presidente Dilma Rousseff entregou nesta sexta-feira (12), em Porto Alegre, 25 ônibus para 15 municípios através do Programa Caminho da Escola. Estas são as primeiras das 200 unidades que serão distribuídas para 91 municípios gaúchos, em um investimento de R$ 47 milhões. Os veículos são adaptados para o meio rural, com tração nas quatro rodas e plataforma elevatória veicular.

Durante a cerimônia, realizada no Cais do Porto da Capital, também foram entregues 120 máquinas (80 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras) destinadas a melhorias em estradas vicinais de 94 municípios do interior do Estado. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do programa PAC Equipamentos, é de R$ 28,5 milhões e beneficiará 65 mil agricultores de municípios com menos de 50 mil habitantes.

A Presidenta Dilma Rousseff também se fez presente na cerimônia de repactuação do RS Mais Igual, o Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema no Rio Grande do Sul, que ampliará de R$ 70 para R$ 100 a renda per capita de 60 mil famílias com crianças de zero a seis anos. O evento  contou ainda com a formatura de 2,3 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nem todo programa social trata-se de mero paternalismo. Daí a importância de conhecer e avaliar programas desta feita, que transcendem a máxima de 'dar o peixe' para de forma responsável, solidária e construtiva 'ensinar a pescar.'
 
A Presidenta, afirmou ainda: 'O Brasil precisa de técnicos de qualidade como nós precisamos de ar para respirar' e complementou, 'uma formatura é uma história de superação, de luta e de conquista. É também um momento de vitória. Conquistar é algo que só engrandece cada um dos que conquistaram. (…) Superar a pobreza é o que estamos fazendo aqui hoje. Porque temos dois caminhos para superar a pobreza. Um caminho é garantir a renda e o emprego, e o outro é educação, formar os brasileiros e brasileiras. (…) Nós precisamos de técnicos, que, nas diferentes atividades, agreguem valor, melhorem a qualidade do trabalho. Precisamos assegurar que esse caminho seja extremamente valorizado pela sociedade.”

É possível discordarmos, mas é inconcebível negar os fatos. A história está sendo feita com a nossa participação ou com nossa omissão. Negá-la é no mínimo, ignorar a realidade. Despojada de quaisquer outras pretensões que não sejam de divulgar, digo-vos não sou São Tomé, mas estava lá e vi...



 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 14/04/2013
Reeditado em 14/04/2013
Código do texto: T4241074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.