O Presente

O primeiro encontro com Jesus Eucarístico das crianças, na faixa etária a partir de sete anos, é preparado com o maior zelo e carinho em todas as paróquias pelas dedicadas catequistas. É a grande festa da Primeira Eucaristia que é um marco muito especial na vida de cada uma delas. Os pais, principalmente a mãe, acompanham com entusiasmo esta preparação e se envolvem dando apoio às catequistas e reforçando em casa os ensinamentos ali adquiridos.

Dayse a cada semana leva sua filha Maysa para as aulas de catequese na Paróquia de Santo Antônio. Pedro Henrique que gosta de acompanhar sempre a mãe em seus passeios e compras, também vai com ela buscar a maninha e fica bem comportado na sala de espera. Irrequieto, em seus três aninhos, corre, saltita, fala muito, mas consegue obedecer, quando o local exige uma postura mais comportada.

Aproveita para observar tudo que acontece ao seu redor. Já sabe que a Coordenadora Arlita está sempre presente e fica aguardando a hora que ela aparece para prosear com as mães. Ele se mostra todo feliz quando ela e sua mãe dão aquele dedinho de prosa. Pedro Henrique, que a tudo observa, percebe a delicadeza de como sua mãezinha é bem recebida e sente uma grande necessidade de agradecer e retribuir. Em sua tenra idade nem pensa para falar. O coração é que dita as normas. Olha bem para a gentil coordenadora e também é correspondido no olhar. Num segundo, ele já sabia como retribuir-lhe a gentileza:

— “ Eu vou trazer um presente para você. É um cachorrinho que nasceu lá em casa.”

Arlita bem sabia que o filhotinho nesta fase tem a mãe e o leite como o mais importante, pois precisa da comida adequada e é estimulado pelas lambidas da mãe e para manter a temperatura usa a mãe e os seus irmãos da ninhada. Separá-lo de sua “família” neste momento pode ser emocionalmente desgastante. Para um filhote ser bem ajustado, a socialização canina é necessária. Nada de queimar etapas. Mas não tem como explicar isto para uma criança de três anos. Arlita argumenta de forma a ser entendida:

— “Oh! Que bom! Mas espere ele abrir os olhinhos e desmamar! Ele ainda precisa ficar uns tempos com a sua mãezinha!”

Passou uma semana e novamente chegou o dia do catecismo. Dayse, como de praxe vai com Pedro Henrique buscar a Maysa. Os olhos dele brilharam, quando Arlita apareceu na porta. Ele foi correndo ao seu encontro e antes de qualquer cumprimento, já anunciou:

— “O seu presente já abriu os olhinhos!”

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 16/04/2013
Código do texto: T4243694
Classificação de conteúdo: seguro