AH, MEU QUERIDO BANHEIRO, SE ESTAS PAREDES FALASSEM!

Ao acordamos, antes de qualquer coisa, dirigimos-nos ao banheiro. Pensando na utilidade do banheiro, cheguei a conclusão obvia de que não há lugar mais importante, dos importantes na execução da construção de uma unidade habitacional. Todos são importantes, mas o banheiro tem lugar de destaque, e por esta razão, não deve ser negligenciado. Não precisa ser luxuoso, apenas confortável, mas com certeza, um revisteiro, um sonzinho, um interfone, um telefone, além do celular, que normalmente nos acompanham. Pois bem, mas voltando a sua utilidade e utilização vem-me a conclusão interessante.

Logo ao levantar, ir ao banheiro para eliminar o que o organismo excluiu como restos inaproveitáveis para a saúde do corpo é imprescindível e escovar os dentes. Depois um bom banho. Se for homem, barbear-se é uma necessidade, que muitas vezes, a profissão exige; pentear os cabelos se houver algum. Se for mulher, a maquilagem é um complemento importante no visual, além de pentear os cabelos, etc. Pois bem, gastam-se aproximadamente 20 minutos ou mais, para realizar todo este ritual antes do café da manhã.

É evidente que há outras coisas que podem ser feitas no banheiro. Casais têm momentos íntimos neste lugar, seja por falta de tempo, ou mesmo por necessidade de privacidade, principalmente se há crianças e adolescentes em casa o horário, ou simplesmente, porque deu vontade, e ambos não têm problemas em partilhá-lo ao mesmo tempo. Ah se aquelas paredes falassem!

Debaixo do chuveiro, todos cantam. Ninguém está preocupado se está desafinado, se cantou a música com a letra correta, ou no tom certo. Muito menos, nos importamos se vamos incomodar o vizinho, para seu desalento. Não há, tecnicamente, expectadores com quem tenhamos que nos preocupar com o desempenho, ninguém no mesmo espaço para testemunhar. Ah, o prazer de cantarolar para si mesmo!

Outras coisas igualmente prazerosas nos dão momentos revigorantes para o resto do dia. Lá você pode orar e chorar, cantar, lê e meditar na Palavra. Quantas vezes já não lavamos o corpo em baixo do chuveiro, e ao mesmo tempo choramos, lavando a alma diante de Deus? Derramamo-nos diante do Senhor, pois não há lugar mais solitário e privativo da vida de qualquer pessoa. Ali, ninguém nos julga, ninguém nos vê, apenas Deus está presente. É um momento de íntima e intensa comunhão. Que prazer!

Só tem um pequeno problema. É se todos tiverem a mesma atitude, logo pela manhã, e se não houver mais de um banheiro, cria-se um impasse. Então, se for uma prática familiar, convém estabelecer um cronograma a partir dos horários dos compromissos de cada um. O importante está poder fazer qualquer das coisas descritas acima, durante o dia. Mas, certamente, inicie o seu dia com uma oração e um louvor, o mais simples, para estarmos alertas e prontos para o que virá acontecer durante as próximas horas.