Imagem - Google


NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR - UM DESABAFO

Não sei se alguém vai se interessar em ler este longo texto, pois os problemas do dia-a-dia já são tantos, que um desabafo a mais não é algo agradável de ler ou ouvir. Pouco me importa isso, e o que eu desejo mesmo é fazer este desabafo, nem que seja apenas para mim. Preciso falar, gritar, espernear, xingar, dar murros na mesa. E continuar assim, tentando fazer a minha parte como cidadão de bem neste – cada vez mais – traído país.
 
Eu não aguento mais:
  1. Tanto descaso com a saúde neste Brasil. Tanta falta de humanidade com as pessoas, chamadas de seres humanos, mas que estão mais para farrapos nas mãos dessa gente. Tratadas como escória, como lixo, abandonadas em corredores de hospitais e Prontos Socorros imundos, fétidos, virulentos, desaparelhados e sem médicos e equipes de enfermagem suficientes. Infelizmente, minha cidade – Santos – é um exemplo desse descaso. E, quando existem esses profissionais, muitos são de péssima qualidade, que poderiam trabalhar em qualquer lugar, menos na área da saúde, por não terem a menor empatia com o ser humano.
  2. Tantas falcatruas, tantos furtos ao patrimônio público e às finanças deste nosso Brasil cometidos por políticos sujos, imundos, hipócritas, carreiristas e mentirosos. O que fazem esses políticos de baixo nível que deixam tudo como está, tendo apenas a preocupação de deixar os bolsos de suas calças bem reforçados e que cada vez mais se afastam dos anseios da população? Em que país decente o Senado seria presidido por um homem da estirpe de Renan Calheiros? Em que país decente José Genoíno ainda faria algum discurso e também parte de alguma comissão? Em que país decente esses crápulas todos ainda estariam soltos, rindo de nós com aquele ar debochado? Lembram-se da dançarina da pizza, a ex-deputada Ângela Guadagnin? Com que adjetivo você a definiria?
  3. Nossas estradas federais relegadas ao abandono e, quando recuperadas, sendo feito o pior serviço possível, com materiais de segunda qualidade, e que a primeira chuva forte leva tudo embora. E o pior é que todas são superfaturadas. E o falastrão, imoral e patético do Lula ganhou muitos pontos com essas mentiras. Vergonhoso. Aguardemos agora pelo resultado do pré-sal.
  4. Bilhões de reais destinados a reformas e construções de estádios de futebol com vistas à Copa do Mundo a ser realizada aqui. E depois da Copa, quantos terão alguma utilidade? Vejam os exemplos das obras faraônicas e elefantes brancos no Rio de Janeiro, construídos para o Pan de 2007. Quase todos abandonados e condenados à demolição. E, para rimar, sem contar o tal de Engenhão, apenas mais um.
  5. Tanta incompetência dentro de locais que deveriam primar pela perfeição, como a Educação, por exemplo, que vai de mal a pior. Cartilhas sendo lançadas com o intuito de introduzir as erratas no vocabulário, com a alegação de que se a pessoa escreve da forma que fala, está correto. Não está! Onde já se viu isso? Sem contar as apostilas lançadas pelo governo do estado mais rico da federação repletos de erros crassos. E a remuneração dos professores que é uma vergonha.
  6. Tantas mentiras oriundas principalmente do Palácio do Planalto, onde Tia Dilma está sendo uma sucessora à altura de Lula. A mais recente é que a inflação está sob controle. Não está, e veio para ficar. Haja vista o preço dos alimentos que já causa retração nas vendas.
  7. O “politicamente correto” é de estarrecer. Negro ou preto agora é afro descendente. E o branco é descendente de quê? Careca não pode mais. Umas palmadas na bunda dos filhos também não, pois são consideradas agressões e pode dar processo. E o bullying? Ah, o bullying, algo que sempre existiu e que agora ganhou fama, além desse nome pomposo, e em “english”. E a alimentação? Os novos técnicos de Nutrição e Dietética (e outros sem formação alguma) estão querendo, a qualquer custo, tirar o prazer do comer, do saborear, do viver a vida com o prazer de um bom prato. Certa vez fui a um acupunturista que me limitou a água, dizendo que deveria beber apenas chá, que eu detesto. Pode isso?
  8. É, eu não aguento mais tanta falta de cultura e tanta imbecilidade divulgada na imprensa e no próprio cotidiano. O BBB é algo que não se explica ter tanta audiência, com pessoas pagando para votar no paredão. Uma aberração. Onde estamos, gente? Uma invasão de pastores e igrejas (algumas com canais próprios) fazendo a cabeça desse povo inculto e ignorante ao extremo, arrecadando milhões em dízimos e levando muitos bobalhões à total falência. E sem o menor escrúpulo. Os “modernos” sertanejos estão aí, junto com os(as) apresentadores(as) da TV comandando um coro em uníssono dessa gente burra e sem objetivo algum. Sem contar as mulheres frutas que são verdadeiros ícones da baixaria. E antigamente ainda tinha gente que metia o pau nas chacretes, do Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Lembram dele? Pois é!
  9. A violência difundida nos principais jornais televisivos do país, inclusive o JN que, a princípio, omitia tais notícias. A exploração que as TVs abertas fizeram do assassinato de um jovem estudante por um menor de idade com um tiro na cabeça foi de estarrecer, com a repetição da cena inúmeras vezes em programa vespertino dessa verdadeira aberração chamada RedeTV. E a Band, do Boechat, não ficou atrás. Uma total falta de respeito aos familiares da vítima, que haviam pedido discrição na divulgação da notícia. Mas os redatores e editores, sedentos de sangue, nem ligaram para o pedido da família e tome violência e exploração.
  10. Assistir a tantas demonstrações de afago para com bandidos e menores infratores, além da resistência para a redução da maioridade de 18 para 16 anos (ou menos, até). Deus me perdoe falar assim, mas esses defensores hipócritas dos direitos humanos para marginais e assassinos deveriam ter seus entes queridos, no mínimo, incomodados por essa gente. Talvez só assim eles mudassem de opinião e partissem para a ação que se espera deles.
  11.  Ver tanta gente entregue à escravidão da tecnologia desenfreada que se instalou no mundo, fazendo com que a profecia de Einstein se concretizasse. Disse ele: “No dia em que a tecnologia suplantar a humanidade, teremos apenas uma geração de idiotas”. Não se conversa mais, não se tem mais o olho no olho, é tudo através dos famigerados aparelhos de telefonia celular, os smartphones, os androids, os galaxies, os tablets, os notes, os nets, os 3G e 4G da vida. Convencionou-se que todos têm que viver conectados. Há até propaganda de uma operadora de telefonia celular dizendo que “viver conectado é melhor” (cuidado com ela).
  12. Assistir todos os dias a tantas agressões ao nosso idioma. Não só no falar e escrever errado, algo comum em todo este país, mas no uso abusivo de palavras e frases feitas na língua inglesa, chamada de língua universal. E é universal mesmo, mas não precisa ser tão idolatrada em nenhum país que tenha idioma diferente, como o Brasil. Propagandas, nomes de empreendimentos, citações a esportes e eventos sociais são comuns serem feitos em inglês (é mais chique). E o maldito governo e seu Ministério da Educação não fazem nada para inibir e melhorar esse estado de coisas. É um estrangeirismo desenfreado e do qual praticamente já se perdeu o controle.
  13. Pagar tantos impostos pelos produtos industrializados. Assisti a um filme no YouTube, onde um automóvel BMW fabricado com toda a tecnologia e robotização custaria, nos Estados Unidos, algo equivalente a R$ 105.000,00. Aqui, em terras brazucas, o mesmo automóvel sairia por “módicos” R$ 310.000,00. Povo rico é outra coisa. E o pior é que tem quem pague. Isso é supérfluo? Talvez seja, mas, e os alimentos, os eletrodomésticos e os bens de consumo necessários a todo cidadão? Também são supérfluos? Enquanto isso Tia Dilma mantém o IPI reduzido para compra de carros, beneficiando a indústria automobilística e, ao mesmo tempo, endividando ainda mais o cidadão que não tem controle sobre seus gastos e muito menos sobre si mesmo. E, pior: que acredita no governo.
  14. Professores, médicos, cientistas e demais pessoas do bem, sendo mantidas em segundo plano e com péssimas remunerações, assistindo caladas, jogadores de futebol e afins serem chamados de heróis. Tais esportistas podem até ter seus méritos, mas daí a receberem a alcunha de heróis vai uma distância muito grande. E os “brothers & sisters” do famigerado e indecente BBB? Esses, nem méritos têm.
  15. Tantos atentados terroristas e assassinatos de inocentes cometidos por essa turma de radicais incoerentes com a própria vida. Eu não aguento mais essa matança com a alegação que é “em nome de Deus”. Desde quando Ele iria autorizar tal barbárie! Com essa gente, só uma reação igual e contrária resolve, como na física.
  16. Não aguento mais escrever sobre tantas mazelas, desmandos e descaminhos. Vou parar por aqui, porém sem perder a esperança de ainda ver este país e este mundo num rumo um pouco melhor.
  
* * * * * *