SEM TEMPO PARA PERDER.

Sem tempo para perder.

Agora. E o que foi perdido antes? Para muitos, este não conta. É preciso não perder só o de agora. O de antes parece que sempre se pode colocar em perdas e danos. Mas e quem causou estas perdas e danos?

As decisões dos outros precisam ser tomadas de imediato. As nossas podem ser esperadas. Sempre temos a nosso favor a máxima. “Tudo em seu tempo certo!” Mas e qual seria ou será esse tempo certo? O nosso claro. Porque o dos outros tem que ser agora. Se não for já, depois não serve.

Se nos jogamos fora algumas horas, dias, meses e até mesmo anos, não importa. O que não pode é isso ser jogado pelos outros. E já sabemos como nós sabemos cobrar. E não gostamos nada quando somos cobrados. É preciso que os outros entendam isto. Se não entenderem também, que se danem. Nós vamos ficar magoados, com raiva, e até mesmo dizer que depois não serve.

Quando nós queremos, que nos seja servido o prato imediatamente. Nem lembramos que “o apressado sempre come quente e cru”. E às vezes nem come, porque se queima na primeira garfada, resolve esperar esfriar e depois... Bem depois, desiste de comer porque esfriou. E será bem capaz de ainda dizer, que “ora, já não estava mesmo muito a fim”.

Já diziam os antigos que “a vida, é uma longa e pode ser deliciosa refeição”. Pode ser. Porque quando nos sentamos à sua mesa, esperamos a entrada, o aperitivo. Depois mais ainda, a refeição principal. E nossa curiosidade se aguça e os sentidos se apuram, para sobremesa. Interessante lembrar ainda, quando servimos a refeição, levamos o aperitivo, a principal. E na maioria das vezes até oferecemos, mas esquecemos de que colocar na mesa, a sobremesa.

E olha que nós ainda estamos achando que estamos sem tempo para perder. Os outros podem perder. Nós, jamais!

Afinal de contas, nos estamos mesmo sem tempo para perder.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de cem jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. À partir desta semana também no site www.moscapt.com, coordenado pelo Paul Amado, cobrindo com novos amigos e publicações interessantes toda a região de Lisboa em Portugal, a quem mandamos um abraço. Contatos, ajrs010@gmail.com