CADÊ O SEU GPS?

Cadê o seu GPS?

Ou vai querer dizer que você não tem? É bom que saiba antes de tudo, que todos nós nascemos com um. A partir do momento em que o tal do moderno GPS, se trata nada mais do que o rastreador que serve para indicar sua localização, e nada menos também do que indicador que devemos seguir é claro que viemos todos com ele.

Como se diria, faz parte de nossos componentes de fábrica todos nascemos mesmo com o tal de bicho danado. Os mais antigos o chamavam de sextante, depois bússola e assim por diante. Alguns, entretanto preferiam mesmo era as estrelas, a lua, o sol. Talvez por serem mais românticos. Mas o certo é que amanhã poderão inventar algo ainda melhor. Mas hoje, temos que ficar com nosso GPS.

Não que ele seja perfeito, mas pode nos indicar os caminhos, mas nem sempre com a vantagem de nos deixar escolher o percurso mais curto. E ainda sempre com o problema mais antigo de todos. Quando chegados à encruzilhada, ele nos indica o caminho que ele acha ser o mais correto. Mas será que é mesmo? É capaz de mostrar exatamente onde estamos, por onde está talvez o caminho, mas não sabe dizer o que vamos encontrar lá na frente. O endereço programado? Tudo bem. O programamos, mas será que é para ele mesmo que queremos ir?

Algo parece ficar cada vez mais claro. A possibilidade de riscarmos no papel nosso rumo, aproveitando os velhos mapas de caminhos da vida. Quem sabe, ali adiante poderemos mudar o trajeto e até arriscar algo mais?

Parece que tudo indica mesmo que o novo, moderno e indicativo GPS, não é tão perfeito assim. E sabem por quê? Simplesmente não nos deixa muitas opções de escolha. Alguns preferem passar a vida assim. Sempre guiados pela mesmice, pela chatice do GPS.

Como estou acostumado com o velho mapa riscado no papel, vou continuar com ele. Mesmo! Este me deixa a chance de mudar os caminhos, meus rumos, minhas vontades. O tal do GPS, não.

E então? Cadê o seu GPS?

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de cem jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. À partir desta semana também no site www.moscapt.com, coordenado pelo Paulo Amado, cobrindo com novos amigos e publicações interessantes toda a região de Lisboa em Portugal, a quem mandamos um abraço. Contatos, ajrs010@gmail.com