Calcanhar-de-aquiles

Desde que me entendo por gente, ouço a expressão calcanhar-de-aquiles e a sua acepção, mas, para grande parte da população, esta informação só teve  sentido com o lançamento do filme Tróia, baseado na obra literária Ilíada, de Homero. Para quem não conhece, vou contar um pedacinho da história: a mãe de Aquiles, interpretado pelo ridículo do Brad Pitt (dor-de-cotovelo!), banhou o seu filho nas águas de um lago encantado para torná-lo invulnerável, e conseguiu, mas precisou segurá-lo pelo calcanhar para poder puxá-lo de volta. Sendo assim, esta parte ficou sem proteção. Vencedor de muitas batalhas, Aquiles só morreu depois que Páris o atingiu no calcanhar, com uma flecha envenenada, durante a guerra de Tróia. Daí surgiu a expressão calcanhar-de-aquiles, que significa o ponto fraco de alguém. Então eu me pergunto: qual será o calcanhar-de-aquiles das pessoas? Bem, dos homens em geral eu já sei!

Outro dia, eu estava de bobeira no shopping com um amigo, quando uma garota nos disse oi com um grande sorriso. Imediatamente sorrimos e respondemos a ela completamente solícitos. Meu colega se adiantou e começou a conversar. Quase comprou uma assinatura de jornal! Essas vendedoras têm uma lábia, não acham?! Ainda mais por serem mulheres!

Meus amigos, elas já descobriram: é só falarem macio que lhes damos o mundo!

É incrível como somos bobos! O negócio de pedir para abrir o pote da maionese já não basta. Hoje elas querem tudo, desde que coloquemos seus nomes no trabalho da faculdade sem terem feito p... nenhuma, passando por um descontinho no conserto do motor do carro, até entrar de graça nos barezinhos e danceterias. Geralmente a conversa mole se dá com os seguranças, coitados! E quando o pneu do carro delas fura? Elas trocam? Não! Os pobres portadores de testosterona não podem ouvir um ai, meu Deus! com uma voz mais fininha que já vão logo fazendo o trabalho braçal! Como somos mulas!

Entretanto acabam encontrando alguns que resistem ao seu papinho macio. Elas se deixam desistir? Não mesmo! Nestes casos, recorrem a um artifício mais poderoso: um decotão! O cara fixa seu olhar nos olhos da garota, conversa normalmente e tenta, a todo custo, não visualizar a arma secreta. Não adianta! A olhadela básica acontece e a resistência do rapaz desaparece completamente. Mágica? Talvez! 

Pois é! Com todos os indícios citados, os não citados e os ainda por citar, acredito indubitavelmente que somos o sexo frágil! Mas não sejamos injustos! Não podemos condenar todos os espécimes femininos. Existem as garotas inocentes (bem poucas!) que usam decotes porque gostam do modelo da blusinha. Infelizmente, nós, machos, por intermédio de nosso instinto, não conseguimos distinguir os seios de uma garota gostosa dos seios das nossas amigas gostosas. Às vezes, rola um respeito (desculpem o trocadilho!) tão grande para com a amiga que o simples fato da olhadela causa-nos um constrangimento imenso. Ficamos muito sem graça quando isso acontece, mas, o que fazer? Os negócios estão ali, não estão?

Concluo este desabafo dizendo que o ponto fraco do homem não é o calcanhar-de-aquiles, e sim, o busto-de-helena, afinal não foi ele que desencadeou a guerra de Tróia?

Edson Rossatto
Enviado por Edson Rossatto em 25/03/2007
Código do texto: T425523
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.