QUALQUER COISA (aos professores)

Escrever sobre qualquer coisa não é tão fácil assim; acham que sair escrevendo é fácil? Não é não. Se acham, tentem e verão que não é nada fácil.

Quando pedem para escrever sobre algo é fácil, pois já está determinado o assunto – mas quando pedem: “Escrevam sobre qualquer coisa” – aí a coisa pega. Pega por vários motivos e, citando apenas um: o que será que o outro (professor, amigo, etc. e tal) quer ler?

Os neurônios (os que ainda funcionam) vão a mil. A adrenalina sobe, o sangue ferve e as mãos gelam. O compromisso de escrever é ruim, é chato, é desagradável. Agora, escrever por prazer é tudo de bom (e como dizem: tudo de bom ponto com)! Não há compromisso com o outro. É como se estivesse num lugar maravilhoso (por exemplo, num camping) apenas curtindo a vida. E curtir a vida é o que mais se faz hoje em dia.

Se você estiver lendo esse pequeno texto – e for professor, não seja má com seus alunos: determine o assunto, dê-lhes subsídios para escrever, isto é, apresente um texto de apoio. Então é isso: escrever por prazer é o que vale a pena! – o resto, é apenas dever (para não dizer que o resto é resto!).

21 de março de 2007.

* Aos professores que trabalham com produção textual.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 25/03/2007
Código do texto: T425783